As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROJETO PEDAGÓGIO - TEMA CIRCO


PROJETO PEDAGÓGICO
FACULDADE: FTC – Faculdade de Tecnologias e Ciências – EaD.
ESCOLA LABORATÓRIO: Escola Luz do Amanhã
Período: de 09 à 17 de março de 2010 Turma: Educação Infantil 01
Turno: vespertino
Professora: Josenice Cristina
Estagiárias: Iaraci da Paixão / Patrícia Santos Melo de Assis
Duração: 07 dias
Tema: O CIRCO
 JUSTIFICATIVA:
Desde cedo à criança tem contato com o mundo do circo, seja pelos primeiros brinquedos e/ou brincadeiras e se encanta só em ouvir falar em palhaços, acrobatas, bailarinas, mesmo que seja só pela mídia. È importante buscar através do tema interação, cooperação e o convívio entre as crianças.
Desenvolver a imaginação e a brincadeira como parte da rotina diária, possibilitando a manipulação, momentos criativos, movimentos, prazer, para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, motora e sensorial. Buscando novas formas de trabalhar os conteúdos em sala de aula.
OBJETIVO GERAL:
Valorização da arte circense, aquisição de conhecimentos sobre a história do circo, conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo, identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo.
Treinar a percepção auditiva no aprendizado da leitura e escrita associando o som ao símbolo gráfico que o representa permitindo de forma sistemática, explorar as várias possibilidades proporcionadas.
Levar o aluno a desenvolver o senso de cooperação, participação, conceitos matemáticos, oralidade e interesse.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular a descoberta, coordenação viso motora, o raciocínio lógico-matemático, incentivar a leitura, relato e criatividade, reconhecimento da letra inicial da palavra; circo, palhaço, verbalização de outras palavras iniciadas com a mesma letra.
CONTEÚDOS:
Atividades;
Dramatização;
Teatro com fantoches;
Arte: confecção de fantoche;
Interpretar cenas orais e por desenhos;
Conversação, rodinhas, Histórias;
Misturas das cores;
Conceitos matemáticos, textos
ATIVIDADES:
Leitura de textos pela professora
Conversa informal sobre circo.
Interpretação oral e por desenhos pelos alunos,
Identificação de numerização, quantidades e letras,
Arte, Construir um palhaço de papel com formas geométricas;
Pintura dos rostinhos das crianças enfeitando-os com chapéu, gravata e nariz de palhaço;
Quebra -cabeça de palavras relacionadas aos personagens do circo:
palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho.
Classificar animais existente no circo:.como domésticos, selvagens, aquáticos.
Exposição dos trabalhos.
ESTRATÉGIAS:

Desenhar figuras referentes ao circo;.Relatar por escrito nomes de animais existentes no circo;.Montar uma maquete de um circo;.Pintar as carinhas das crianças;.Citar nomes de profissões existentes no circo.

RECURSOS:
Prato de papelão;
Palitos de churrasco e de picolé;
Tesoura,cola, cartolina, retalhos de papéis coloridos, lã, canetinhas, fita adesiva;
Papel ofício e metro, Folha isopor ,
Tinta guache e lápis coloridos;
Textos diversos xerocados e mimeografados;
Gravuras, massinhas de modelar, barbante, cola;
Varal.       
AVALIAÇÃO
Determinar o grau de ajuste e de alcance dos objetivos estabelecidos, levando em conta não apenas o conteúdo, mas, as atitudes e habilidades alcançadas.
Observações diretas registradas em fichas e conversas dirigidas diárias valorizando todo o desempenho do aluno durante o projeto.

 
portaldoprofessor.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário