PLANEJAMENTO BIMESTRAL (de Unidade)
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Instituição:
Coordenação Pedagógica:
Disciplina: História da Arte
Professor(a)s: Equipe Construindo Saberes
Duração da atividade: 16h (seqüência didática/1Bimestre)
[ X ] Ensino Fundamental [ X ] 4- Ano
Conteúdos : diversidade, linguagem oral, desenho artístico.
Disciplinas envolvidas: História, Língua Portuguesa, Artes. |
1 - Tema:
2- Objetivos
Objetivo Geral
desenvolver o processo criador e auxiliar a criança a reconhecer a arte como instrumento importante na análise de momentos históricos.
ETAPA -1
3- Orientação Didática
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Pesquisar através de um gráfico cronológico da Arte, da Pré-História até a idade atual (séc. XX e início XXI) fotos para mostrar aos alunos e questioná-los sobre as imagens que vêem, que época elas retratam, os vestuários do período, costumes e outras características, utilizando a imagem como documento histórico.
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4 - Avaliação
ETAPA – 2
5 – Objetivo Específico
6- Orientação Didática
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Selecionar algumas produções (fotos de pinturas e desenhos de obras de artes do período paleolítico), organizar numa bancada todo esse material e deixar o aluno livre para interpretar as imagens que ela representa de acordo com seus conhecimentos prévios. |
7- Avaliação
ETAPA -3
8– Objetivo Específico
9– Orientação Didática
10– Avaliação
ETAPA – 4
11 – Objetivo Específico
12 – Orientação Didática
13– Avaliação
14– Observação
Referências Bibliográfica:
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Na minha escola todo mundo é igual | ROSSANA RAMOS & PRISCILA SANSON | gênero: Educativo / Infantil |editora Cortez|Português|20 páginas| ano 2004 .
LIPMAN, Mathew. O Pensar na Educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Pérpetuo. Petrópolis: Vozes, 1995.
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=658
revistaescola.abril.com.br/edicoes/0182/aberto/mt_67296.shtml - 43k -
SOUZA, Irene Sales de. Trabalhando como preconceito e a discriminação na escola: Relato de uma experiência. In: Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. São Paulo. Unesp, Pró Reitoria de Graduação, 2003.
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