As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Pedagógico Tema: O LIXO

 

TEMA: O LIXO

 

OBJETIVOS:

Discutir com os alunos a importância da reciclagem, da reutilização de materiais para a preservação do meio ambiente.

 Diferenciar lixo e resíduo;

 Desenvolver as noções de aproveitamento, reutilização, reciclagem e coleta seletiva;

 Estudar os resíduos gerados na escola e nas residências dos alunos;

 Quantificar os resíduos produzidos na escola dando a noção de desperdício diário (papéis, copos de plástico, embalagens em geral);

 Estudar a problemática dos resíduos quanto à geração e disposição inadequada e seus impactos ambientais e de saúde pública;

 Conscientizar os alunos da importância desse estudo para a melhoria de vida do planeta e qualidade de vida dos seres humanos.

CONTEÚDOS:

Lixo – resíduos - reciclagem – reutilização – contaminação – preservação do meio ambiente – desenvolvimento sustentável – consumo sustentável

 

MATERIAL NECESSÁRIO POR GRUPO :

 Pares de luvas

 Máscaras descartáveis

1 tabela de componentes (matéria orgânica, papéis, vidro, plásticos, metais, embalagens Tetrapak, etc.). O modelo da tabela está no item "registro".

 

MATERIAL DE USO COLETIVO :

 Folhas de jornal para forrar a mesa

 Lixo produzido na escola (sala de aula, cantina, recepção etc. Não se deve trabalhar com o lixo dos banheiros)

 Lixo produzido na casa dos alunos (peça para cada aluno trazer apenas um saco com lixo) Balança manual Calculadora

DESENVOLVIMENTO :

O professor poderia começar a atividade questionando aos alunos: Quais são os lixos recolhidos na cidade? Que tipo de lixo produzimos em casa? O lixo daqui da escola é diferente do lixo que produzimos em casa? Por quê? A idéia desta atividade é fazer com que os alunos percebam qual é a composição dos resíduos, onde eles são depositados e quanto de material reutilizável e reciclável jogamos fora diariamente.

Colocando a mão na massa

Com o intuito de identificar os resíduos gerados na escola e na casa dos alunos é necessário que os alunos estudem sua composição. Primeiramente, reúna os alunos em volta de uma mesa coberta com folhas de jornal e coloque o conteúdo de alguns sacos de lixo (coletados na própria escola, com exceção do lixo do banheiro, pois esse tipo de lixo não deve ser manuseado pelos alunos) sobre a mesa. Um membro de cada grupo (ou todos os alunos) coloca as luvas e a máscara para separar os diversos materiais encontrados, por exemplo, papéis, vidros, e restos orgânicos. Depois de separados, plásticos, metais, caixinhas Tetrapak cada grupo de material deve ser pesado e anotado seu valor. Com a pesagem é possível trabalhar com a porcentagem de cada material naquele saco de lixo específico.

Na segunda etapa, os alunos repetem o processo, mas desta vez, com os lixos trazidos das residências. Terminada essa parte da prática é possível iniciar a discussão com os alunos baseando-se nas seguintes questões:

1) Qual é o peso total do resíduo coletado?

2) Que material foi encontrado em maior quantidade? Qual sua porcentagem?

3) O que poderia ser feito com o material orgânico em vez de jogá-lo fora?

4) O que poderia ser feito com os papéis, os vidros, os plásticos e o metais?

5) Quantos quilos de resíduos produzimos aqui na escola por mês e no ano?

6) Quantos quilos produzimos na nossa casa? Por semana, por mês, por ano?

7) Como poderíamos reduzir esse lixo?

Depois da atividade prática, os alunos podem realizar uma pesquisa em livros, na Internet e/ou com os pais sobre diversos temas como: Qual o destino dos resíduos na cidade? Para onde vão? Quais os locais que realizam a coleta seletiva? No bairro onde você mora tem coleta seletiva? Há catadores?

Com o intuito de identificar os resíduos produzidos na própria escola, poderá ser realizada também uma caracterização do que é gerado e que difere dos materiais descartados nos domicílios, por exemplo. O objetivo dessa atividade é perceber o que é jogado fora e quais materiais poderiam ser reutilizados na escola. Exemplos: utilização do verso das folhas para rascunho, produção de blocos de anotação, produção de papel reciclado, embalagens plásticas e de para colocar mudas de plantas, entre outros, caixinhas Tetrapak.

ACORDO COLETIVO :

Deve-se sempre alertar os alunos da responsabilidade de cada cidadão sobre a geração de resíduos. Para que a atividade possa cumprir seu objetivo é importante a participação de todos. Mesmo que à primeira vista a atividade possa aparecer não tão agradável, à medida que os alunos começam a identificar os materiais jogados fora, há um fascínio natural sobre o assunto e os próprios alunos devem repensar e sugerir sobre como melhorar a situação da geração dos resíduos tanto em suas casas como na escola.

REGISTRO :

O registro das atividades poderá ser feito utilizando uma pequena tabela que contém os diferentes materiais encontrados e seu respectivo peso. Feita a caracterização nos resíduos da escola é possível comparar e propor soluções para sua diminuição e/ou reutilização. Essa atividade poderá ser realizada durante todo a ano para analisar as diferenças sazonais, entre início e final de mês, épocas de festas como a Páscoa, Dia das Crianças etc. Todos esses fatores exercem um tipo de influência na geração dos resíduos e isso poderá ser facilmente percebido na caracterização.

Tabela - Quanto de "lixo" produzimos?

Papéis higiênicos, fraldas e absorventes (esses materiais de banheiro não devem ser retirados dos sacos, evitando assim, o contato com agentes patogênicos).

SUGESTÕES :

História: estudar com os alunos a relação entre o crescimento das cidades (aumento da população) e a produção de lixo; a evolução das embalagens, assim como do lixo em geral, e sua relação com os padrões de consumo; qual era o destino do lixo na Antigüidade e atualmente; as mudanças ocorridas nos padrões de consumo após a Revolução Industrial.

Geografia: as reservas de matéria-prima para a fabricação de materiais como embalagens ou bens de consumo em geral (por exemplo: vidro, plástico, papel, alumínio, etc).

Matemática: estudar com os alunos a economia de recursos naturais com a reciclagem do plástico, vidro etc; a economia de água e energia; quantidade de matéria-prima utilizada para produção de um dado produto; custo de coleta, transporte e disposição adequada do lixo.

Ciência: discutir com os alunos o que acontece com o lixo depois de sua coleta e todas as conseqüências da sua disposição inadequada (poluição e contaminação do solo, da água e do ar), atração de vetores de importância epidemiológica (ratos, moscas, baratas), desvalorização imobiliária.

Os alunos podem fazer visitas ao órgão responsável pela limpeza urbana do município, fazer um passeio pela cidade ou pelo bairro para identificar eventuais problemas em relação aos resíduos (ruas sujas, bota-fora), visitar uma cooperativa que recebe resíduos coletados seletivamente, visitar uma empresa recicladora, etc. No site do CEMPRE (www.cempre.org.br) é possível conhecer esses locais e agendar visitas.

Os alunos podem separar o lixo em casa e encaminha-los aos locais específicos que realizam a coleta seletiva (site do CEMPRE).

 

AVALIAÇÃO :

Uma vez por mês discutir com os alunos e a comunidade os pontos positivos e negativos encontrados no desenvolvimento do projeto. Levantar propostas e sugestões.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/ema.php?cod=_1-21

www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_educacao/junho02/capa.htm

www.google.com.br

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