As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sábado, 13 de agosto de 2011

Plano de Aula








Obs:O tema escolhido será explorado por uma semana.
EIXO MUSICAL: Musicalização e Expressão Dramática
FAIXA ETÁRIA: 2 á 6 anos- Maternal á 1ª série do Ensino Fundamental
AUTOR:Desconhecido
DISPONÍVEL NO CD: Baby Hits - nº 1.

2- LETRA DA MÚSICA:
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A CABEÇA NO CHÃO
LEVOU MAIS DE UMA HORA
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A NARIZ NO CHÃO
LEVOU UMAS DUAS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A BARRIGA NO CHÃO
LEVOU UMAS TRÊS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O BUMBUM NO CHÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A JOELHO NO CHÃO
LEVOU UMAS CINCO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O PÉ NO CHÃO
LEVOU UMAS SEIS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA

3-ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Matemática:
Título da aula: Baixos e altos; Gordos e magros.
Objetivos: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima;
Desfazer preconceitos, trabalhando as diferenças.
Desenvolvimento: Organizar as crianças em uma roda de conversa, chamando-as uma a uma, pesá-las e medir a sua altura. Registrar em cartaz e
depois conversar sobre as diferenças físicas.

Material: balança e tabela métrica ou fita métrica
Duração: 60 minutos.

Linguagem oral e escrita:

Título da aula: Jogo das expressões.
Objetivos: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas; desenvolvendo aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Identificação das características do corpo humano.
Desenvolvimento: Desenhar junto com os alunos numa cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem os sentimentos de alegria, tristeza, raiva, medo, susto e etc. deixando algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Conversar sobre quais sentimentos a Boneca de lata sentiu. Após, registrar em cartaz as partes do corpo humano que serão faladas pelas crianças.
Material: Cartolina e pincéis atômicos.
Duração: 60 minutos.

Natureza e Sociedade:

Título da aula: Fantoches de todas as raças.
* Para a realização dessa atividade é necessário à ajuda de adultos (os pais ou responsáveis), que deverá ser pedida como tarefa de casa no final de semana anterior.
Objetivos: Trabalhar as etnias e envolver os pais e a comunidade a escola.
Desenvolvimento: Pedir que os adultos confeccionem em casa um fantoche de meia. O Educador determinará se deverá ser negro, índio, branco ou oriental.
Na sala de aula já com os fantoches as crianças irão fazer apresentação e dramatizações de seus fantoches aos colegas.
Material: 1 meia, botões, tecidos variados e etc.
Duração: 60 minutos.
Música:
Titulo da aula: Uma banda de música.
Objetivos:Experimentar a produção de sons, desenvolver o ritmo e a musicalidade.
Desenvolvimento: Ao som do CD da música Boneca de Lata, fazer o acompanhamento com os instrumentos musicais. Depois deixar que os grupos com os mesmos instrumentos possam se apresentar sozinhos e demonstrar a sua criatividade.
Material: Instrumentos musicais.
Duração: 60 minutos.


Avaliação:
Por meio de registros contínuos, observando o desenvolvimento das crianças individualmente e em grupo, anotando as suas descobertas, relações, manifestações, dificuldades e suas expressões, fazendo as intervenções sempre que necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário