Obs:O tema escolhido será explorado por uma semana.
EIXO MUSICAL: Musicalização e Expressão Dramática
FAIXA ETÁRIA: 2 á 6 anos- Maternal á 1ª série do Ensino Fundamental
AUTOR:Desconhecido
DISPONÍVEL NO CD: Baby Hits - nº 1.
2- LETRA DA MÚSICA:
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A CABEÇA NO CHÃO
LEVOU MAIS DE UMA HORA
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A NARIZ NO CHÃO
LEVOU UMAS DUAS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A BARRIGA NO CHÃO
LEVOU UMAS TRÊS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O BUMBUM NO CHÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A JOELHO NO CHÃO
LEVOU UMAS CINCO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O PÉ NO CHÃO
LEVOU UMAS SEIS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
3-ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Matemática:
Título da aula: Baixos e altos; Gordos e magros.
Objetivos: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima;
Desfazer preconceitos, trabalhando as diferenças.
Desenvolvimento: Organizar as crianças em uma roda de conversa, chamando-as uma a uma, pesá-las e medir a sua altura. Registrar em cartaz e
depois conversar sobre as diferenças físicas.
Material: balança e tabela métrica ou fita métrica
Duração: 60 minutos.
Linguagem oral e escrita:
Título da aula: Jogo das expressões.
Objetivos: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas; desenvolvendo aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Identificação das características do corpo humano.
Desenvolvimento: Desenhar junto com os alunos numa cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem os sentimentos de alegria, tristeza, raiva, medo, susto e etc. deixando algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Conversar sobre quais sentimentos a Boneca de lata sentiu. Após, registrar em cartaz as partes do corpo humano que serão faladas pelas crianças.
Material: Cartolina e pincéis atômicos.
Duração: 60 minutos.
Natureza e Sociedade:
Título da aula: Fantoches de todas as raças.
* Para a realização dessa atividade é necessário à ajuda de adultos (os pais ou responsáveis), que deverá ser pedida como tarefa de casa no final de semana anterior.
Objetivos: Trabalhar as etnias e envolver os pais e a comunidade a escola.
Desenvolvimento: Pedir que os adultos confeccionem em casa um fantoche de meia. O Educador determinará se deverá ser negro, índio, branco ou oriental.
Na sala de aula já com os fantoches as crianças irão fazer apresentação e dramatizações de seus fantoches aos colegas.
Material: 1 meia, botões, tecidos variados e etc.
Duração: 60 minutos.
Música:
Titulo da aula: Uma banda de música.
Objetivos:Experimentar a produção de sons, desenvolver o ritmo e a musicalidade.
Desenvolvimento: Ao som do CD da música Boneca de Lata, fazer o acompanhamento com os instrumentos musicais. Depois deixar que os grupos com os mesmos instrumentos possam se apresentar sozinhos e demonstrar a sua criatividade.
Material: Instrumentos musicais.
Duração: 60 minutos.
Avaliação:
Por meio de registros contínuos, observando o desenvolvimento das crianças individualmente e em grupo, anotando as suas descobertas, relações, manifestações, dificuldades e suas expressões, fazendo as intervenções sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário