As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Game brasileiro auxilia crianças com dificuldades na alfabetização
Jogo de computador desenvolvido na USP apresenta associações entre letras, palavras e imagens de forma atraente e divertida e é indicado para alunos em início de aprendizagem

EESC/USP
Situações cotidianas estimulam uso da escrita
Um jogo de computador desenvolvido na Escola de Engenharia de São Carlos da USP vai ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem. Chamado “Ilha”, o game é indicado para alunos em início de alfabetização e apresenta associações entre letras, palavras e imagens de forma atraente e divertida.

Nesse ambiente virtual em 3D as crianças usam o teclado para guiar um menino por uma ilha. “Ele faz coisas como comprar, andar de ônibus, brincar em um parque de diversões”, conta o matemático Flávio Cezar Amate, autor da pesquisa. “Apesar de ser uma aplicação lúdica, os métodos de ensino permanecem implícitos e transparentes para as crianças.”

O jogo foi testado com 37 crianças, no Núcleo de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Elas foram acompanhadas por monitores, psicólogos e pedagogos, “e não associaram o jogo às tarefas da escola, o que é importante em crianças desestimuladas ou com traumas escolares”, conta Amate. “A duração estimada de cada partida era de 15 minutos, mas os alunos sempre pediam extensão do tempo, o que comprova seu interesse.”

Para estimular as crianças, o jogo fornece prêmios de reforço, como bicicletas e kart para auxiliá-las a explorar o cenário. “Há várias atividades”, ressalta o pesquisador. “Se a criança tem dificuldade em alguma tarefa, pode buscar outra e continuar no jogo, pois uma seqüência estruturada pode deixar o jogador sem saída e fazê-lo abandonar.” Após os testes finais, o “Ilha” vai ser disponibilizado na internet. “O software será compatível com qualquer computador que possua placa de vídeo 3-D e distribuído livremente”, destaca Amate (Agência USP de Notícias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário