As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROJETO COPA DO MUNDO



 


 

PROJETO DE ESTÁGIO

Projeto Pedagógico: Leitura e Escrita de olho na Bola.

 
Tema: COPA DO MUNDO

 
Série: 3º ano Ensino Fundamental
Período: 15 de maio a 15 de junho de 2010
Números de alunos: 30 por classe

 

 
  • Apresentação

     
Projeto que trabalhará com base nas dificuldades de leitura e interpretação de textos apresentadas pelos alunos, através de atividades a serem desenvolvidas sobre o tema Copa do Mundo, tornando prazeroso o ato de ler, e facilitando o processo da interpretação/leitura/escrita. Trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural que permitirá aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, linguagens textuais, por meio de pesquisas e troca de informações.

 
  • Justificativa

 
O projeto visará entender e contextualizar o período da Copa do Mundo, estimulando nos alunos o gosto pela leitura, pesquisa, utilizando as diferentes linguagens: verbal, musical, gráfica, corporal, como meio de produzir, expressar e comunicar idéias; desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade, pautadas no diálogo e nas relações interpessoais.

 

Desde muito cedo a criança tem um contato constante com o mundo do futebol, tendo em vista o mesmo ser uma das maiores paixões do povo brasileiro, nas brincadeiras do cotidiano: em casa através da família, na escola, no parque, na rua direta ou indiretamente, amigos e dos meios de comunicação. Partindo desse interesse pelo futebol e inúmeros benefícios que ele trás; à saúde, este projeto irá propor aos alunos situações formais e informais de uso da língua e diferentes estruturas textuais, direcionando-os ao encontro com instrumentos que favoreçam experimentação, debate, discussão para a construção e melhoria do conhecimento, da escrita e da leitura.

 
O projeto tem como objetivo desenvolver a prática da leitura e escrita através da diversidade de obras e gêneros textuais, estilos e autores, favorecendo a participação do aluno com atividades teóricas e praticas, desde pesquisas, ludicidade, tornando as aulas prazerosas para estimular o hábito da leitura e análises de textos com o intuito de formar leitores competentes e de promover a colaboração, a partilha de tempo, o respeito e a valorização como cidadão atuante e reflexivo. Com textos diferenciados oferecendo à criança uma amostra representativa e significativa do universo textual que circula na esfera social e solicitando que tragam para a sala de aula outras leituras que considera apropriados com contextualização, fazendo com que ele antecipe aquilo que será lido e despertar seu interesse para o desenvolvimento de sua capacidade de ler e escrever orientando, incentivando o seu trabalho diário. Explorando o conhecimento prévio sobre o tema que será trabalhado em busca de motivação para o trabalho que será desenvolvido dando oportunidade de poderem reformular conceitos ou adquirir conceitos novos em busca de uma forma de relação com o mundo por meio de construção de significados.
Assim o desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora foi um dos princípios que orientaram a elaboração deste projeto tentando vencer esse desafio através da exploração dos conhecimentos prévios, a organização dos conteúdos e a diversidade de gêneros textuais.

 

 
  • Objetivo Geral

 
Desenvolver e proporcionar o senso de cooperação, familiarizar gradativamente para o hábito da leitura e escrita com participação e contato diário com os diferentes tipos de textos. Levando o educando a assumir uma postura crítica e reflexiva, confrontando suas idéias e hipóteses com a escrita convencional, trabalhando interpretação e compreensão textual para o desenvolvimento da competência comunicativa fator determinante na construção como sujeito a ser inseridos na coletividade e atuar na sociedade.

  
Objetivos Específicos

  
- Levar o aluno a perceber que é possível trabalhar a mesma temática em gêneros diferentes, por narrativa verbal e não verbal;
- Compreender a função de uma descrição distinguindo a linguagem falada da linguagem escrita e desenvolver a percepção do espaço e tempo;
- Incentivar o gosto pela leitura utilizando linguagem oral como eficácia, expressando sentimentos e emoções que a copa do mundo oferece;
- Refletir sobre a finalidade da copa e as mudanças que ela trás ao país sede;
- Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
- Identificar as diferenças sócio-geográficos dos países que participam da copa;
- Observar e diferenciar vários tipos de informação;
- Interpretações orais e escritas;
- Registrar experiências de vida dos jogadores;
- Reconhecer a existência e a necessidade de leis na vida do homem;
- Interpretar e observar imagens, fotos e gravuras;
- Observação e identificação no globo terrestre, observando os países participantes da copa;
- Representar por meios de relatos, histórias observações feitas;
- Usar tabela da copa 2010 como fontes de consulta;
- Fazer comparações;
- Construir diferentes sentidos sobre o que lê;
- Identificar perguntas e respostas;
- Observar vários tipos de informação;
- Reconhecer a existência e a necessidade de algumas leis.
- Levar os alunos a produzir um gênero que conheceu.
- Levar o educando a perceber a função dos parágrafos em um texto.
- Diagnosticar o conhecimento da comunidade sobre a seleção brasileira.

 
  • Conteúdos

  
Torneio interclasse.
Localização dos países sede da copa.
Jogos da copa.
Regras do futebol
Bandeiras dos países participantes
Cuidados com o corpo
Formas e cores, vestuários dos jogadores.
Formação cidadã
Contribuição que o esporte oferece
Pluralidade cultural
Saúde
Diversidade textual
Hora da notícia
Representação terrestre
Oceanos e continentes.

 
  • Procedimentos Metodológicos

 
A Metodologia do projeto irá além do pedagógico. Serão horas de estudos, divididas em períodos. As aulas serão sistematizadas, priorizando o clima de interação e reflexão, possibilitando maior aprendizagem, com didática coerente, trazendo atividades individuais ou de grupos,elaboradas de maneira a desafiar constantemente o aluno. Pretende-se estimular o aluno de forma que ele entenda a importância e a necessidade de estudar e, principalmente de aprender os conteúdos, sem decorá-los, através da: leitura, da escrita, da observação, da análise, da comparação e da coerência lógica.
A realização deste trabalho dá-se da seguinte maneira: familiarizar-se com os diversos tipos de letras, através de materiais impressos e manuscritos; escrever palavras, frases e períodos; aprimorar a linguagem oral, fazendo as devidas adaptações, pedidas pelas intenções e/ou situações comunicativas, utilizando contos, narrativas e mesmo dramatizações; ler diferentes tipologias textuais, compreendendo, interpretando, questionando, recontando, recriando,identificando personagens, tempos,etc.;
interpretar e produzir textos com base na regularidade, utilizando a linguagem oral;
desenvolver procedimentos mentais ( pensar );construir significados a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações e problemas.

 
  • Atividades:
Pesquisas; individual e/ou em grupo sobre o tema A Copa do Mundo 2010;
Leitura e compreensão de textos: noticiários diários, textos jornalísticos; revistas, livros
Leitura do texto: DIFERENTES POVOS – autor (Ricardo Dantas)

Leitura do texto: China em 5 milênios, Folha de São Paulo, São Paulo, 17 ago.2002.Folhinha.p.F6.

Cruzadinha com nomes de jogadores
Construção e exposição de tabelas e gráficos
Ditado
Confecção cartão postal
Poema
Conversação, debate
Comparação de textos e informações
Construção de bandeiras
Vídeo aula
Rodinhas de leitura
Registros
Construção e comparação de textos produzidos pelos alunos.
Cantar e explorar o Hino Nacional
Exposições individual e/ou em grupo.

 

 
Avaliação: Registros de informações coletadas, murais, observações de comportamento, envolvimento, cooperação e solidariedade, auto- avaliação, interpretações escrita e orais, questionários individual e/ou em grupo, organização, disciplina, freqüência e participação.

 
       
Cronograma de execução do Projeto

 
1ª Semana

 
2ª Feira – 50min./aula
Leitura compartilhada- textos- resenhas
Variar com História, Ciências
Recreação dirigida
Entrevista

 
3ª Feira – 50min./aula
Vídeo aula 30 minutos
Relato oral e escrito
Jogos educativos
Ensaio do Hino Nacional

 
4ª Feira – 50min./aula
Leitura oral compartilhada de textos informativos
Interpretação
Trabalhando a língua
Recreação livre
Intercalar com Geografia
Treino

 
5ª Feira – 50min./aula
Leitura em voz alta pelo professor
Montar fichas
Cruzadinha
Recreação
Intercalar com Matemática

 
6ª Feira – 50min./aula
Hora das dicas culturais sobre os povos que farão parte da copa
Leitura de mapas
Desenho de mapas
Brincadeira livre
Brincando com a arte
Treino

 
2ª Semana

 
2ª Feira -50min./aula
Roda de leitura, com registro escrito
Leitura oral pelo professor em voz alta- texto dissertativo
Jogos livrem
Comparação de alimentos
Intercalar com Matemática/ História

 
3ª Feira- 50min./aula
Leitura silenciosa e oral individual - texto informativo
Planisfério
Desenhos
Recreação dirigida
Trabalhando a língua

 
4ª Feira- 50min./aula
Leitura em voz alta pelo professor- textos literários
Campanha de saúde
Texto em grupo
Recreação
Intercalar com História

 
5ª Feira - 50min./aula
Entrevista
Resumo em dupla
Recreação
Ensaio do Hino Nacional

 
6ª Feira - 50min./aula
Vídeo aula sobre o globo terrestre
Leitura de imagem e texto informativo
Soltando a imaginação ( atividade livre)
Questão de saúde
Treino

 
3ª Semana

 
2ª Feira -50min./aula
Vamos pesquisar relacionado ao assunto
Jogo
Questão problema
Trabalho coletivo (grupo)
Registro escrito

 
3ª Feira -50min./aula
Tabelas e gráficos
Desenho de observação
Trabalhando a língua
Intercalar com arte

 
4ª Feira- 50min./aula
Hora da refeição
Leitura oral compartilhada
Variar com Matemática
Produção de livro

 
5ª Feira-50min./aula
Estudo da língua ( uso do dicionário)
Análise
Hora do conto
Recreação
Elaboração textual
6ª Feira-50min./aula
Exploração de textos expositivos
Variar com Geografia
Arte
Treino

 
4ª Semana

 
2ª Feira-50min./aula
Reportagem
Debate
Situação problema
Relato oral e escrito

 
3ª Feira-50min./aula
Leitura compartilhada de texto instrucional
Ampliação do vocabulário
Oficina de criação
Mural

 
4ª Feira -50min./aula
Vídeo aula
Leitura e interpretação de teto e gráfico
Organizar o conhecimento, pesquisa
Leitura oral pelo professor de texto informativo, recreação dirigida
Descrevendo paisagens

 
5ª Feira- 50min./aula
Leitura complementar
Decoração

 
6ª Feira- 50min./aula
Trabalhando em grupo
Observação e análise, saber fazer ( receita)
ANEXOS – ATIVIDADES

 
Aula-1 Língua Portuguesa/ História

 
Conteúdo: Hora da notícia, cidadania em construção.
Objetivo: Registrar experiências de vida.
Identificar e observar vários tipos de informações.
Metodologia: Organizar a turma em circulo para a rodinha de conversa.
Conhecimento prévio, quem sabe o que é uma entrevista? Quem já leu, assistiu e/ou ouviu? O que mais gostou e chamou sua atenção? Debate.
Escolher as entrevistas com os alunos das que eles levaram para leitura, interpretação e comparação e compreensão do texto.
Solicitar relatório para o dia seguinte sobre o debate.

 
Aula- 2 Vídeo aula.

 
Conteúdo: Vídeo sobre o povo Africano, Norte-Americano e Sul americano.
Metodologia: Organizar o grupo para assistir vídeo sobre o povo Africano, Norte-Americano e Sul americano, observar e analisar direitos e deveres dos cidadãos.
Fazer relato oral e escrito sobre o choque das culturas.
Organizar a turma para formar o time de futebol.
Ensaio do Hino Nacional e da Seleção Brasileira.

 
Língua Portuguesa e Ciências
AULA- 1
Conteúdo: Alimento
Texto; "Ai, que fome"

 
Objetivos: Conhecer as substâncias que compõem os alimentos.
Refletir e comparar os alimentos dos jogadores.
Metodologia: Levantamento do conhecimento prévio. "Como você se sente quando fica muito tempo sem comer"? Conversação.
Leitura oral pelo professor e compartilhada sobre tipos de alimentos.
Interpretação oral e escrita do poema.
Solicitar pesquisa sobre os alimentos e suas substâncias e sobre a dieta dos jogadores.
Intercalar com estudo da língua.

 
AULA-2
Metodologia: Incentivar o agrupamento dos alimentos classificando pelo tipo de substâncias.
Distribuir tabela xerografada da classificação dos alimentos de acordo com as substâncias.
Construção de mural.
Leitura silenciosa e oral da pesquisa sobre alimentação dos jogadores fazendo comparações.
Produzir um artigo sobre o tema.
Intercalar com Matemática e estudo da língua.

 
AULA-3
Metodologia: Relacionar os benefícios das vitaminas e sais minerais à vida saudável e os problemas que sua carência acarreta, e associar uma dieta que contem grande variedade de alimentos.
Esclarecer a relação entre uma alimentação balanceada e uma carente de vitaminas.
Estudo da língua: procurar os significados das palavras que tem dificuldades de entender e ler, socializar.
Treino do time na quadra.
Intercalar com Matemática.

 
Língua Portuguesa/ História
AULA-1
Conteúdo: Entrevista
Resumo
Objetivos: Construir diferentes sentidos sobre o que se lê.
Distinguir a diferença entre entrevista e artigo.
Metodologia: Arrumar a sala em semicírculo.
Fazer sorteio para saber quem vai ser o entrevistado e que jogador quer representar.
Orientar as pesquisas sobre as vidas dos jogadores escolhidos, fazendo um roteiro e preparando as listas de perguntas, correção e atitudes. Comparação das perguntas.
Orientação das fichas.
Ensaio dos hinos.
Intercalar com Matemática.
Treino do time na quadra.

 
AULA-2
Metodologia: Entrevista;
Arrumar as sala, receber os alunos de outra/ou outras turmas;
Fazer a entrevista com participação dos outros colegas;
Estudo da língua, parágrafo;
Leitura individual das reportagens, colar no mural;
Solicitar que a platéia interaja e dê sua opinião a respeito do trabalho;
Solicitar relato individual sobre o tema abordado e sobre a entrevista.

 

 
Língua Portuguesa/Arte/História
AULA-1
Conteúdo: Bandeiras dos países participantes da copa.

 
Objetivos: Refletir sobre a importância das bandeiras para os países.

 
Metodologia: Distribuir texto xerografados sobre o tema "Diferentes povos";
Compreensão do texto, oral e escrito;
Discussão;
Produção de um artigo jornalístico, socializar;
Sortear os alunos para a confecção das bandeiras, pois todos querem fazer a do Brasil;
Ensaio dos hinos
Intercalar com Matemática com situação-problema envolvendo times de futebol.
Treino do time na quadra.

 
AULA-2
Metodologia: Produção das bandeiras com a ajuda do professor;
Colocar as bandeiras na quadra e nos corredores da escola;
Vídeo aula sobre as copas do mundo anteriores: 30 minutos;
Fazer comparação e relato escrito e oral sobre os vestuários, comportamento dos jogadores. Dos times em conjunto e dos ganhadores até a maneira de comemorar;
Decoração da sala, escola, pátio e quadra em mutirão com as outras turmas.
Ensaio dos hinos
Intercalar com estudo da língua.

 
Língua Portuguesa/Ciências/ História
AULA-1
Conteúdo: análise da receita da vovó.
Objetivos: Tornar mais significativo o estudo sobre os alimentos.
Metodologia: Depois de solicitado a pesquisa da receita da vovó, fazer a leitura oral e escrever em folha separada os ingredientes, consulta a tabela para análise dos componentes nutricionais.
Fazer comparação com a lista dos alimentos dos jogadores para reflexão sobre sua própria alimentação.
Montagem do livro de receita individual após xerografar todas as receitas.
Intercalar com estuda da língua.

 
AULA-2
Conteúdo: Texto complementar dos direitos humanos.
Objetivo: Reconhecer a existência e a necessidade de leis que regulamentam a sociedade.
Metodologia: Cópias xerocadas para distribuição das declarações da Independência dos Estados Unidos, Declaração da Revolução Francesa e resumo do Artigo 196 da Constituição Brasileira;
Reunir em duplas para escolher um dos temas: educação ou trabalho infantil e produzir um texto sobre o assunto selecionado, mencionando o que diz, socializar com a turma através de cartaz;
Intercalar com Geometria figura planas e/ou convexa.

 
AULA-3
Metodologia: Atividade com textos complementares.
Leitura oral pela professora dos textos; trabalho infantil de Jô Azevedo e reportagem de Jornal A Tarde. Conversa informal sobre os textos e solicitar que imaginem enviar um recado para esses meninos, e que registrem o que diriam em folha separada para expor no varal;
Estudo da língua sinais de pontuação;
Produção de cartão-postal sobre um dos países ou cidades envolvidos na copa.
Treino do time na quadra.
Ensaio dos hinos.

 
Língua Portuguesa/ História/Matemática
AULA-1

 
Conteúdo: Hino Nacional /Pesquisa de opinião sobre a Seleção Brasileira.
Objetivo: Informar o objetivo da pesquisa de opinião.
Metodologia: Produção dos questionários em grupo.
Os alunos farão uma pesquisa de opinião sobre a seleção brasileira, com pessoas próximas a eles, analisará os questionários com a ajuda do professor.
Para fazer a tubulação dos dados juntar os questionários e contar os números de entrevistados, agrupar respostas semelhantes, restabelecer as porcentagens.
Construção de gráficos.

 
Língua portuguesa/ História
Aula- 1

 

 
Conteúdo: Hora da notícia - Entrevista
Objetivos: Identificar perguntas e respostas
Observar vários tipos de informações

 
Metodologia: Conhecimento prévio – Quem sabe o que é uma entrevista? Quem já leu, assistiu e/ou ouviu? O que mais lhes chamou a atenção?
Selecionar nos jornais e revistas levados pelos alunos as entrevistas com jogadores que eles mais gostaram.
Cada um escolhe uma para leitura oral na rodinha de conversa.
Debate, discussão e comparação das entrevistas.

 
  • Avaliação das atividades desenvolvidas

 
O aluno será orientado durante todo o processo, e o critério de avaliação atenderá os seguintes aspectos:
Tarefas cumpridas, competitivas, organização, disciplina, freqüência, participação.

 
  • Resultado e conclusões:

Concluímos que a experiência de projeto produz na escola um espaço privilegiado de aprendizagem onde a criatividade e a pesquisa são elementos fundamentais na construção de competências e no desenvolvimento de habilidades.
Esperamos com este projeto, proporcionar aos alunos uma visão do que se aprende na Escola é aplicável no seu dia-a-dia, abrindo desta forma seus horizontes, no que se diz respeito a leitura, a interpretação de textos em geral, maneira de comunicar-se, para que ele possa ter consciência da melhor atitude a ser tomada diante de uma situação, além de proporcionar-lhes contato com as novas tecnologias que estão ao nosso dispor.

  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 
www.uolescola.com.br
http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=B
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/treinando-as-quatro-operacoes-basicas.htm
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/reflexoes/ap_ler_prob.html
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/reflexoes/ap_ler_prob.html
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/reflexoes/ap_ler_prob.html

 




 

 


Um comentário: