As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto Oralidade e Escrita

 

INTRUDUÇÃO

 

 

 

Linguagem oral e escrita

 

 

 

Quando o bebê se expressa com gestos e gritos, ele tem uma imitação, mesmo sem ou com pouco vocabulário ou ainda não falam com desenvoltura, a criança participa da atividade comunicativa. Cabe ao professor reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e balbucios para promover a interação no grupo.

Através de cantigas de rodas, parlendas e outras canções como as de ninar, que são meios de propiciar o contato e as brincadeiras com as palavras e de estimular as suas sonoridades, as rodas de conversa, feitas diariamente, ajuda a praticar a fala, comentar preferências e trocar informações sobre as famílias são, oportunidades de praticar a linguagem oral e a interação com os outros. Aprende-se a escutar, discutir regras e a argumentar.

Os três (3) primeiros anos é período sensório-motor caracterizado pela inteligência prática, o conhecimento se faz através dos órgãos dos sentidos e das ações corporais, através de esquemas de ação: olhar, agarrar, ouvir, sentir com a pele, alcançar com a boca, as crianças desta faixa etária representam a escrita através dos gestos, desenhos e faz-de-conta, sendo cada um, um momento deferente, os quais devem ser vividos cada um no seu tempo.

A escrita deve ser cultivada para que se tornem elementos da vida das crianças estando relacionado e/ou associado tanto à construção do discurso oral como do escrito para que haja o letramento. Para aprender a ler e a escrever a criança precisa construir um conhecimento conceitual, precisa compreender o que a escrita representa e de que forma ela representa como; grafia, linguagem, treinando várias habilidades sensório-motor, fazendo parte do processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita.

 

 

PROJETO ORALIDADE E ESCRITA

 

TEMA - Prática da escrita e da leitura de diversas linguagens.

PÚLBLICO ALVO – 4º Ano

TEMPO - Um (1) bimestre

 

JUSTIFICATIVA

Esta proposta pedagógica baseia-se na convicção de que as principais tarefas do educador é ser mediador do conhecimento ao lado da criança, por ser o elemento chave do processo ensino-aprendizagem.

Coordenando as atividades, orientando-as e estimulando-as constantemente para o seu maior desenvolvimento, possibilitando assim, o agir e reagir da criança, como construtor de sua aprendizagem em seu processo de desenvolvimento.

 

OBJETIVOS GERAIS:

. Desenvolver o hábito da leitura e do ensino;

. Desenvolver a imaginação e a criatividade;

. Despertar o prazer pela leitura e produção de textos de diferentes gêneros;

. Proporcionar momentos de lazer, diversão, entretenimento e valorização da arte e da cultura popular brasileira.

-Proporcionar o desenvolvimento da prática de leitura e escrita observando a diversidade de obras, estilos e autores.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Recitar poemas;
  • Dramatizar textos;
  • Ouvir, ler, cantar músicas;
  • Ler, interpretar e produzir textos em geral, inclusive, cordéis, jornais e murais;
  • Analisar os textos fonológica e morfossintaticamente;
  • Realizar estudos dirigidos;
  • Resolver exercícios escritos.
  • Utilizar a linguagem oral , adequando-a a intenções comunicativas, nas conversas em grupos ,expressando opiniões, argumentos, discussão de regras e aprender a ouvir opiniões.
  • Participar de situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação, no contato cotidiano com revistas, livros, slides, filmes.

 

CONTEÚDOS

  • Relatos de fatos e/ou experiências cotidianas
  • Descrição de cenas
  • Interessa-se pela leitura de histórias
  • Interpretações de imagens
  • Receitas
  • Recontos de fábulas e lendas
  • Trava-línguas
  • Músicas
  • Parlendas
  • Dinâmicas

 

SUGESTÕES METODOLÓGICAS

  • Hora da novidade
  • Varal de trava-línguas
  • Hora do conto (escutar textos lidos pela professora e CD)
  • Produção coletiva e individual (textos e desenhos)
  • Produção de cartazes

 

ORIENTAÇÕES

  • Escutar a criança, dar atenção ao que ela fala.
  • Selecionar as fabulas e/ou parlendas, levando em consideração à faixa etária da turma.
  • Ler em voz alta e pausadamente com pronúncia e entonação adequada
  • Utilizar recursos como: cartazes, desenhos, pinturas, caixas- surpresas (para fazer a inserção dos textos nas aulas) e dramatização.
  • Exercitar a leitura visual solicitando a interpretação de imagens e/ou cenas
  • Registrar as competências desenvolvidas (ouvir, falar, observar)

     

     

NO DECORRER DO PROJETO

  • Recordar a história com a classe a partir de algumas perguntas, como:
  • Como a história se inicia?
  • Qual o nome da história? Etc.
  • Solicitar que os alunos recontem o texto através de desenhos .
  • Fixar em cartaz, o texto para apreciação.
  • Trazer quebra-cabeça com cenas ou personagens da história.
  • Preparar uma dramatização para o fim do mês ou unidade.
  • Modelar personagens durante os ensaios da dramatização.

     

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Criar cruzadinhas, caça-palavras, jogo da forca, com o tema da aula.
  • Criar um cantinho da leitura na sala de aula.
  • Fazer troca de livros para interação com as famílias, levando-os para casa.
  • Promover uma discussão reflexiva sobre as atitudes dos personagens.
  • Iniciar histórias para que os alunos dêem continuação
  • Incentivar relatos de experiências vividas pelos alunos.
  • Atenção às falas das crianças, aos movimentos, gestos e demais ações expressivas.
  • Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor, que fará um cartaz ou escreverá na lousa.
  • Construir dicionário com palavras novas, presentes no texto.

 

CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS:

. Leitura, interpretação e produção de textos;

. Estudo comparativo da gramática através dos textos [gramática contextualizada];

. Linguagem verbal, não-verbal e mista;

. Elementos e funções da comunicação;

. Analise fonológica [fonema, letra, silaba, divisão silábica];

. Ortografia;

. Acentuação gráfica;

. Pontuação;

. Translineação;

. Concordância e regência adequadas ao nível do aluno;

. Analise morfossintática [classe de palavras, sujeito, predicado; frase, oração e período; transitividade verbal, verbo e adjunto adnominal e adverbial].

 

 

 

METODOLOGIA

O método a ser aplicado partirá da construção do conhecimento através da leitura, pesquisa e produção de textos bem como da apresentação de trabalho críticos e orais, individuais e coletivos pelos alunos.

 

 

RECURSOS

Livros, revistas, DVDs, CDS, letras de músicas, poemas, textos em geral, (fábulas, lendas, parlendas, historinhas, ...),folhas brancas, folhas pautadas, cartolinas, pincéis atômicos, dicionários, enciclopédias, livros de literatura infanto-juvenil, cordéis, papéis coloridos, tesoura, cola.

 

 

AVALIAÇÂO

Através da observação em relação ao interesse, à participação, ao desempenho, aos trabalhos produzidos oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos e às provas escritas e orais, envolvimento, reações interpessoais, criatividade, desempenho e registro.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

Para expandir atividades de leitura e escrita socialmente relevantes na escola, o professor deve levar para a sala de aula uma proposta pedagógica consistente, um planejamento adequado onde, a consideração e organização do tempo, espaço e materiais, sejam em função das características da turma, desenvolvendo diversas linguagens para ampliar as capacidades cognitivas, trabalhar com identidade e autonomia, desenvolver a imaginação com experimentação dando uma estrutura sólida para que os alunos sintam-se seguros e motivados.

 

 

Referências bibliográficas

 

www.vivereaprender.com.br

www.novaescola.org.br

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