FUNDAMENTOS E DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA
PROJETO ORALIDADE E ESCRITA
TEMA - Alegria.
ASSUNTO PRINCIPAL - Emoções: alegria e humor
PÚLBLICO ALVO – 5º Ano
TEMPO - Um (1) bimestre
FECHAMENTO – Festival de Textos Humorísticos
Apresentação
O trabalho proposto nesta obra partiu da necessidade de pensar a educação escolar como processo de (re) construção do conhecimento. Nesta proposta, procura-se criar condições para que o aluno atue de forma crítica, mediante aprendizagens significativas.
Neste projeto, os alunos observarão os recursos para a leitura e a produção de textos que despertem humor e sentimentos de alegria, felicidade e exaltação.
Para provocar humor no leitor serão enfocados, especificamente:
_ situações de desentendimento ao longo do texto;
_ final inesperado;
_ uso de palavras e expressões incomuns;
_ caracterização exagerada de personagem.
Para isso, os textos selecionados são modelos de qualidade para o desenvolvimento dessas habilidades e competências.
Textos a serem trabalhados no Projeto Alegria, Alegria:
1. Águas de março, de Tom Jobim (poema)
2. À beira-mar, de Stanislaw Ponte Preta (narrativa de humor)
ESQUEMA
Leitura e língua oral:
- Apresentação de paródia musical;
- Seminário.
Análise textual:
- Inferências e deduções;
- Uso de recursos variados;
- Rima;
- Uso de diferentes recursos para a produção de humor;
- Final inesperado, uso de palavras e expressões não usuais, situações de desentendimento.
Gramática:
- Verbos;
- Pronomes;
- Concordância- verbo- nominal;
- Concordância Verbal
Ortografia:
- Letra M antes das consoantes P e B;
- Letra N;
- Letra S, C,Z;
- Letras L, U, E,I.
Produção de texto:
- Paródia musical;
- Produção de texto de humor, usando os recursos estudados.
No final do projeto os alunos farão apresentação dos textos humorísticos.
Justificativa
O Projeto de oralidade e Escrita aqui apresentado fundamenta-se nos princípios do construtivismo, cujo principal representante é Piaget, e do interacionismo, representado por Vygotsky. Alguns pesquisadores denominam sociointeracionismo a síntese dessas duas teorias. Nessa concepção, o conhecimento não é visto como algo posto para dentro do aluno, mas como algo a ser produzido, (re)construído por ele, considerando-o sujeito e não objeto da aprendizagem.
Esta proposta pedagógica baseia-se na convicção de que as principais tarefas do educador é ser mediador do conhecimento ao lado da criança, por ser o elemento chave do processo ensino-aprendizagem.
Coordenando as atividades, orientando-as e estimulando-as constantemente para o seu maior desenvolvimento, possibilitando assim, o agir e reagir da criança, como construtor de sua aprendizagem em seu processo de desenvolvimento.
Acreditamos que a abordagem assumida nas análises textuais elaboradas pelos alunos, deu os subsídios necessários para a elaboração desse projeto.
Fomos motivados inicialmente a escolher esta temática Alegria, como mais uma forma ás condições de produção textual com gêneros temáticos, porque quando o professor interage com o aluno e se coloca como interlocutor ocorre a melhora da qualidade do texto do aprendiz.
Os livros e textos sugeridos são leitura complementar e ampliam a reflexão sobre o uso da emoção pelos autores.
Sugestões: Na página oficial do grande humorista brasileiro Millôr Fernandes, você encontrará textos de humor, charger, comentários: www.uol.com.br/millor
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto é trabalhar o uso da linguagem oral para produzir humor. Para isso, a classe deve recolher piadas, os textos de humor produzidos e as paródias e, se possível, gravar trechos de programas humorísticos da TV para serem objeto de análise.
É necessário estar atento para evitar situações que provoquem constrangimentos ou redundem em situações estereotipadas ou de preconceito com relação à origem, durante a elaboração ou comunicação do projeto.
A respeito desse assunto, leia o que está nos PCN:
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.
Brasil. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 32.Para
Objetivo Específico
Conceituais
_ Analisar textos e deduzir informações a partir de um contexto.
_ Analisar as imagens poéticas e reconhecer os recursos utilizados na construção
dos versos.
_ Analisar diferentes formas de linguagem utilizadas para representar o mundo e
produzir emoções.
_ Identificar verbos em um texto, observando suas formas de flexão e infinitivo.
_ Reconhecer os verbos como forma de auxiliar a concordância verbal entre as
palavras.
Procedimentais
_ Aplicar os conhecimentos gramaticais na organização e no desenvolvimento das
idéias.
_ Utilizar as regras gramaticais para escrever palavras que apresentem som nasal e palavras com as letras: L, U, E, I, S, C, Z.
_ Redigir textos narrativos, utilizando diferentes estratégias de criação.
_ Construir o clímax em narrativas.
_ Produzir um poema que os versos se encaixem na melodia de uma música.
_ Revisar textos produzidos.
Atitudinais
_ Valorizar a cultura popular que se manifesta por meio da música.
_ Perceber emoções, sensações e sentimentos transmitidos por meio de textos narrativos e poéticos.
_ Prestar atenção à concordância verbal, organizando as frases corretamente.
_ Preocupar-se com a escrita correta das palavras.
Metodologia
Para introduzir o trabalho, os alunos vão ler textos de piadas e a letra da música A cachorrinha, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Propor que decorem o poema e convidem os que quiserem para apresentar para a classe.
Conversar sobre as emoções que os textos transmitem: alegria, felicidade, vontade de rir.
A Cachorrinha
Composição: Vinicius de Moraes / Antonio Carlos Jobim
Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!
Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?
Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?
Uau,uau,uau,uau!
Uau,uau,uau,uau!
LEITURA E LÍNGUA ORAL
1o texto: Águas de março, de Tom Jobim
Sobre a temática de Águas de março, leia este texto para os alunos:
O texto tem um conjunto de elementos que lembram uma paisagem não-urbana propriamente: pau, pedra, toco, a solidão, peroba, nó de madeira etc.
São elementos de um contexto mais natural, onde quase não se sente a ação do homem. O "quase" que eu disse vai por conta dos seguintes objetos: caco de vidro, elemento que implica fabrico, tecnologia; candeia, objeto rústico para iluminação, a indicar, no entanto, que esse lugar tomado pelas águas de março não tem luz elétrica; e anzol, que, apesar de artefato humano, tem a ver com uma forma primitiva de relação com a natureza, ou seja, a pesca, favorecida decerto em tempos mais chuvosos, em que os rios ficam cheios. Índices de uma cultura mais ligada à natureza são ainda a referência a caingás [índios tupis-guaranis do sudeste do Mato Grosso e do Vale do Paranapanema], bem como pela referência ao matita pereira [matitaperê ou saci-pererê]. Como se pode perceber, se está há léguas dos centros urbanos, num espaço onde ainda vigoram lendas, personagens folclóricas, populações pré-modernas, como os índios, e onde são enfatizados os ciclos naturais, vida e morte, sol e noite.
Disponível em: www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/tomjobim_aguasdemarco.htm.
Acesso em: 01 de Agosto de 2010.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
Música
Os alunos devem elaborar hipóteses e antecipações a partir de levantamento de conhecimentos prévios sobre o assunto do texto que vai ser lido e seu autor.
Perguntar aos alunos se o conhecem e às suas músicas. Também é importante que reflitam sobre a finalidade do texto e suas condições de produção.
Explorar o texto, que dá informações interessantes sobre o contexto de produção de Águas de março. Se possível, providenciar para que os alunos ouçam a canção.
Organizar com os alunos a Semana Tom Jobim, com a audição de diferentes músicas do autor diariamente.
Águas de Março
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o MatitaPereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto
É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada
É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé
São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
pau, pedra, fim, caminho
resto, toco, pouco, sozinho
caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração.
TEMA TRANSVERSAL
Meio Ambiente
Antes da leitura do texto, explorar a ilustração sobre chuvas e pedir que a relacione com a temática do texto que vai ser lido.
É possível inferir, a partir da leitura do texto, o respeito que o autor tem pelo ambiente, que é o tema da canção. O aluno vai refletir sobre os sentimentos e emoções que o autor transmite no texto. O uso das rimas é explorado como um recurso para dar sonoridade ao texto.
Deixar os alunos extrapolarem na leitura e reflitam sobre as enchentes nas
grandes cidades.
GRAMÁTICA
Verbo
Nessa seqüência, os alunos devem perceber que os verbos se modificam quando mudamos o número, o tempo ou a pessoa do sujeito. A partir da análise de trechos do texto, os alunos estarão construindo o conceito de que verbos variam em tempo, número e pessoa e podem indicar uma ação, estado ou fenômeno da natureza.
Refletir com a turma sobre as questões, lembrando que é comum nessa fase os alunos aglutinarem verbos e pronomes, considerando-os uma única palavra, por exemplo, "comelo". Ao refletir sobre essas ocorrências, eles adquirem maior autonomia no momento da escrita.
SUGESTÃO
As discussões para o registro das descobertas sobre verbos podem ser feitas em grupo. O professor deve coordenar uma conversa sobre o estudo e registrar no quadro o texto coletivo criado pela turma. O trabalho com verbos é extenso e fará parte dos estudos de toda a escolaridade básica.
ORTOGRAFIA
Uso das letras m e n
Jogo
Criar um jogo de palavras que permita a sistematização do uso das letras m e n. Para verificar se a palavra está escrita corretamente, o uso do dicionário deve ser estimulado.
Propor nesse momento, um ditado interativo. A opção é por trabalhar um texto já conhecido das crianças. Se o texto já foi lido e discutido, o grupo já estabeleceu com ele uma interação apropriada, tomando-o como unidade de sentido. Isso permite que o ditado interativo não repita a velha tradição de usar um texto como mero pretexto para a condução de exercícios de análise lingüística.
Permitir uma reflexão sobre outras palavras que os alunos apresentam dúvidas quanto à grafia. É comum os alunos aglutinarem ou segmentarem palavras que comecem com na (naquele), em (em cima), de (de repente), pois ainda não refletiram sobre o uso e a função das preposições.
Nesse momento, um dos recursos que podem auxiliá-los a escrevê-las corretamente é o apoio à memória visual. Podem-se eleger algumas palavras para ser reproduzidas com cartazes afixados em local de destaque na sala, como fonte de consulta.
As atividades sistematizam o uso das letras m e n antes de consoantes. A correção poderá ser feita coletivamente.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Paródia Musical
Os alunos vão criar, em grupo, uma paródia original sobre as belezas da região em que moram. O público-alvo será os pais da turma, pois a paródia será apresentada para eles.
O conteúdo desenvolvido nessa proposta é a habilidade de apresentar-se em público. Para isso, todos os procedimentos são construídos coletivamente, desde a preparação da música até a organização do espaço.
Paródia: imitação, tipo de relação intertextual em que um texto cita outro, com o objetivo de fazer-lhe crítica, distorcer suas idéias ou recriá-las. Para que os alunos possam se apropriar dessa estratégia de produção, alguns exemplos podem ser trabalhados:
Atirei o pau no gato
Atirei um pau no gato-tô
Mas o gato-tô
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-cá
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Que o gato deu
Miau
(autor anônimo)
História embrulhada
Atirei um pau no gato-tô
mas acertei-tei-tei
no pé do pato-tô
Dona Chica-cá
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Que o gato deu
Miau
SUGESTÃO
Nesta letra de música há algumas manifestações de variações lingüísticas.
Pedir aos alunos que, em dupla, localizem essas palavras e identifiquem a palavra na norma culta. Palavras gingá, a sá dona, admirá, brincá, pra.
LEITURA E LÍNGUA ORAL
2o texto: À beira-mar, de Stanislaw Ponte Preta
Nós olhamos, assim como olhou o cara que perguntava ao menininho. Lá, na barraca distante, a gente só conseguia ver dois pares de pernas ao sol. O resto estava escondido pela sombra, por trás da barraca. Eram dois pares, dizíamos, um de pernas femininas, o que se notava pela graça da linha, e outro masculino, o que se notava pela abundante vegetação capilar, se nos permitem o termo.
PROPOSTA: Completar palavras de um texto com as letras que estão faltando,
Livros, revistas, DVDs, CDS, letras de músicas, poemas, textos em geral, (piadas, músicas, informativo), folhas brancas, papel kraft, papel metro, cartolinas, pincéis atômicos, dicionários, enciclopédias, livros de literatura infanto-juvenil, cordéis, papéis coloridos, tesoura, cola.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: segundo ciclo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MAINHO, Luzia Fonseca, MORAES Elody Nunes, BRANCO Graça. Língua Portuguesa – Projeto Presente- Editora Moderna 5ª ano 2ª edição 2004.
Revista Nova Escola: Tudo sobre Produção de Texto- Edição 233.
TARDELLI, Marlete Carboni. O ensino de língua materna: interações em sala de
aula. São Paulo: Cortez, 2002.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de
gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
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"Ler ou estimular a leitura para uma criança é como plantar uma semente em terreno fértil. A leitura é o início de um sonho lindo, no qual as pessoas poderão desenvolver seu senso crítico e raciocínio lógico, acreditar mais em si e ter mais imaginação e criatividade para alcançar seus objetivos."
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