As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


FUNDAMENTOS E DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

 
ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA

 
PROJETO ORALIDADE E ESCRITA
TEMA - Alegria.
ASSUNTO PRINCIPAL - Emoções: alegria e humor
PÚLBLICO ALVO – 5º Ano
TEMPO - Um (1) bimestre
FECHAMENTO – Festival de Textos Humorísticos

 

 


 

Apresentação

 

 

    O trabalho proposto nesta obra partiu da necessidade de pensar a educação escolar como processo de (re) construção do conhecimento. Nesta proposta, procura-se criar condições para que o aluno atue de forma crítica, mediante aprendizagens significativas.

 
    Neste projeto, os alunos observarão os recursos para a leitura e a produção de textos que despertem humor e sentimentos de alegria, felicidade e exaltação.

 
    Para provocar humor no leitor serão enfocados, especificamente:
_ situações de desentendimento ao longo do texto;
_ final inesperado;
_ uso de palavras e expressões incomuns;
_ caracterização exagerada de personagem.

 
    Para isso, os textos selecionados são modelos de qualidade para o desenvolvimento dessas habilidades e competências.
  
    Textos a serem trabalhados no Projeto Alegria, Alegria:

 
1. Águas de março, de Tom Jobim (poema)

 

2. À beira-mar, de Stanislaw Ponte Preta (narrativa de humor)

 

 
ESQUEMA

 

Leitura e língua oral:

  • Apresentação de paródia musical;
  • Seminário.

 

Análise textual:

  • Inferências e deduções;
  • Uso de recursos variados;
  • Rima;
  • Uso de diferentes recursos para a produção de humor;
  • Final inesperado, uso de palavras e expressões não usuais, situações de desentendimento.

 

Gramática:

  • Verbos;
  • Pronomes;
  • Concordância- verbo- nominal;
  • Concordância Verbal

 

 

Ortografia:

  • Letra M antes das consoantes P e B;
  • Letra N;
  • Letra S, C,Z;
  • Letras L, U, E,I.

 

Produção de texto:

  • Paródia musical;
  • Produção de texto de humor, usando os recursos estudados.

 

No final do projeto os alunos farão apresentação dos textos humorísticos.


 


 

Justificativa

 
    O Projeto de oralidade e Escrita aqui apresentado fundamenta-se nos princípios do construtivismo, cujo principal representante é Piaget, e do interacionismo, representado por Vygotsky. Alguns pesquisadores denominam sociointeracionismo a síntese dessas duas teorias. Nessa concepção, o conhecimento não é visto como algo posto para dentro do aluno, mas como algo a ser produzido, (re)construído por ele, considerando-o sujeito e não objeto da aprendizagem.
    Esta proposta pedagógica baseia-se na convicção de que as principais tarefas do educador é ser mediador do conhecimento ao lado da criança, por ser o elemento chave do processo ensino-aprendizagem.
    Coordenando as atividades, orientando-as e estimulando-as constantemente para o seu maior desenvolvimento, possibilitando assim, o agir e reagir da criança, como construtor de sua aprendizagem em seu processo de desenvolvimento.
    Acreditamos que a abordagem assumida nas análises textuais elaboradas pelos alunos, deu os subsídios necessários para a elaboração desse projeto.
    Fomos motivados inicialmente a escolher esta temática Alegria, como mais uma forma ás condições de produção textual com gêneros temáticos, porque quando o professor interage com o aluno e se coloca como interlocutor ocorre a melhora da qualidade do texto do aprendiz.
  
 
     Os livros e textos sugeridos são leitura complementar e ampliam a reflexão sobre o uso da emoção pelos autores.

 
     Sugestões: Na página oficial do grande humorista brasileiro Millôr Fernandes, você encontrará textos de humor, charger, comentários: www.uol.com.br/millor

 
Objetivo Geral

 
    O objetivo deste projeto é trabalhar o uso da linguagem oral para produzir humor. Para isso, a classe deve recolher piadas, os textos de humor produzidos e as paródias e, se possível, gravar trechos de programas humorísticos da TV para serem objeto de análise.

 
    É necessário estar atento para evitar situações que provoquem constrangimentos ou redundem em situações estereotipadas ou de preconceito com relação à origem, durante a elaboração ou comunicação do projeto.
  
    A respeito desse assunto, leia o que está nos PCN:

 
    Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.
Brasil. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 32.Para

 

 
Objetivo Específico

 
Conceituais
_ Analisar textos e deduzir informações a partir de um contexto.
_ Analisar as imagens poéticas e reconhecer os recursos utilizados na construção
dos versos.
_ Analisar diferentes formas de linguagem utilizadas para representar o mundo e
produzir emoções.
_ Identificar verbos em um texto, observando suas formas de flexão e infinitivo.
_ Reconhecer os verbos como forma de auxiliar a concordância verbal entre as
palavras.

 
Procedimentais
_ Aplicar os conhecimentos gramaticais na organização e no desenvolvimento das
idéias.
_ Utilizar as regras gramaticais para escrever palavras que apresentem som nasal e palavras com as letras: L, U, E, I, S, C, Z.
_ Redigir textos narrativos, utilizando diferentes estratégias de criação.
_ Construir o clímax em narrativas.
_ Produzir um poema que os versos se encaixem na melodia de uma música.
_ Revisar textos produzidos.
Atitudinais
_ Valorizar a cultura popular que se manifesta por meio da música.
_ Perceber emoções, sensações e sentimentos transmitidos por meio de textos narrativos e poéticos.
_ Prestar atenção à concordância verbal, organizando as frases corretamente.
_ Preocupar-se com a escrita correta das palavras.

 

 
Metodologia

 
    Para introduzir o trabalho, os alunos vão ler textos de piadas e a letra da música A cachorrinha, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Propor que decorem o poema e convidem os que quiserem para apresentar para a classe.
    Conversar sobre as emoções que os textos transmitem: alegria, felicidade, vontade de rir.

 
A Cachorrinha
Composição: Vinicius de Moraes / Antonio Carlos Jobim

 
Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!
Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?
Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?
Uau,uau,uau,uau!
Uau,uau,uau,uau!

 

 
LEITURA E LÍNGUA ORAL
1o texto: Águas de março, de Tom Jobim

 


 
Sobre a temática de Águas de março, leia este texto para os alunos:

 
    O texto tem um conjunto de elementos que lembram uma paisagem não-urbana propriamente: pau, pedra, toco, a solidão, peroba, nó de madeira etc.   
    São elementos de um contexto mais natural, onde quase não se sente a ação do homem. O "quase" que eu disse vai por conta dos seguintes objetos: caco de vidro, elemento que implica fabrico, tecnologia; candeia, objeto rústico para iluminação, a indicar, no entanto, que esse lugar tomado pelas águas de março não tem luz elétrica; e anzol, que, apesar de artefato humano, tem a ver com uma forma primitiva de relação com a natureza, ou seja, a pesca, favorecida decerto em tempos mais chuvosos, em que os rios ficam cheios. Índices de uma cultura mais ligada à natureza são ainda a referência a caingás [índios tupis-guaranis do sudeste do Mato Grosso e do Vale do Paranapanema], bem como pela referência ao matita pereira [matitaperê ou saci-pererê]. Como se pode perceber, se está há léguas dos centros urbanos, num espaço onde ainda vigoram lendas, personagens folclóricas, populações pré-modernas, como os índios, e onde são enfatizados os ciclos naturais, vida e morte, sol e noite.

 
Disponível em: www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/tomjobim_aguasdemarco.htm.

Acesso em: 01 de Agosto de 2010.

 

 
TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
Música

 
    Os alunos devem elaborar hipóteses e antecipações a partir de levantamento de conhecimentos prévios sobre o assunto do texto que vai ser lido e seu autor.
    Perguntar aos alunos se o conhecem e às suas músicas. Também é importante que reflitam sobre a finalidade do texto e suas condições de produção.   
    Explorar o texto, que dá informações interessantes sobre o contexto de produção de Águas de março. Se possível, providenciar para que os alunos ouçam a canção.
  
    Organizar com os alunos a Semana Tom Jobim, com a audição de diferentes músicas do autor diariamente.

 

 
Águas de Março
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o MatitaPereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto
É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada
É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé
São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
pau, pedra, fim, caminho
resto, toco, pouco, sozinho
caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração.

  
 
TEMA TRANSVERSAL
Meio Ambiente

 

 
    Antes da leitura do texto, explorar a ilustração sobre chuvas e pedir que a relacione com a temática do texto que vai ser lido.
  
    É possível inferir, a partir da leitura do texto, o respeito que o autor tem pelo ambiente, que é o tema da canção. O aluno vai refletir sobre os sentimentos e emoções que o autor transmite no texto. O uso das rimas é explorado como um recurso para dar sonoridade ao texto.
  
    Deixar os alunos extrapolarem na leitura e reflitam sobre as enchentes nas
grandes cidades.

 

 
GRAMÁTICA
Verbo
  
 

 
    Nessa seqüência, os alunos devem perceber que os verbos se modificam quando mudamos o número, o tempo ou a pessoa do sujeito. A partir da análise de trechos do texto, os alunos estarão construindo o conceito de que verbos variam em tempo, número e pessoa e podem indicar uma ação, estado ou fenômeno da natureza.

 
    Refletir com a turma sobre as questões, lembrando que é comum nessa fase os alunos aglutinarem verbos e pronomes, considerando-os uma única palavra, por exemplo, "comelo". Ao refletir sobre essas ocorrências, eles adquirem maior autonomia no momento da escrita.

 
SUGESTÃO

 
    As discussões para o registro das descobertas sobre verbos podem ser feitas em grupo. O professor deve coordenar uma conversa sobre o estudo e registrar no quadro o texto coletivo criado pela turma. O trabalho com verbos é extenso e fará parte dos estudos de toda a escolaridade básica.

 

 
ORTOGRAFIA
Uso das letras m e n
Jogo
  
    Criar um jogo de palavras que permita a sistematização do uso das letras m e n. Para verificar se a palavra está escrita corretamente, o uso do dicionário deve ser estimulado.
  
    Propor nesse momento, um ditado interativo. A opção é por trabalhar um texto já conhecido das crianças. Se o texto já foi lido e discutido, o grupo já estabeleceu com ele uma interação apropriada, tomando-o como unidade de sentido. Isso permite que o ditado interativo não repita a velha tradição de usar um texto como mero pretexto para a condução de exercícios de análise lingüística.

 
    Permitir uma reflexão sobre outras palavras que os alunos apresentam dúvidas quanto à grafia. É comum os alunos aglutinarem ou segmentarem palavras que comecem com na (naquele), em (em cima), de (de repente), pois ainda não refletiram sobre o uso e a função das preposições.

 
    Nesse momento, um dos recursos que podem auxiliá-los a escrevê-las corretamente é o apoio à memória visual. Podem-se eleger algumas palavras para ser reproduzidas com cartazes afixados em local de destaque na sala, como fonte de consulta.

 

    As atividades sistematizam o uso das letras m e n antes de consoantes. A correção poderá ser feita coletivamente.

 

 
PRODUÇÃO DE TEXTO
Paródia Musical

 
    Os alunos vão criar, em grupo, uma paródia original sobre as belezas da região em que moram. O público-alvo será os pais da turma, pois a paródia será apresentada para eles.

 
    O conteúdo desenvolvido nessa proposta é a habilidade de apresentar-se em público. Para isso, todos os procedimentos são construídos coletivamente, desde a preparação da música até a organização do espaço.

 
Paródia: imitação, tipo de relação intertextual em que um texto cita outro, com o objetivo de fazer-lhe crítica, distorcer suas idéias ou recriá-las. Para que os alunos possam se apropriar dessa estratégia de produção, alguns exemplos podem ser trabalhados:

 
Atirei o pau no gato
Atirei um pau no gato-tô
Mas o gato-tô
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-cá
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Que o gato deu
Miau
(autor anônimo)

 
História embrulhada
Atirei um pau no gato-tô
mas acertei-tei-tei
no pé do pato-tô
Dona Chica-cá
Admirou-se-se
Do berrô, do berrô
Que o gato deu
Miau

 

  
SUGESTÃO

 
    Nesta letra de música há algumas manifestações de variações lingüísticas.
  
    Pedir aos alunos que, em dupla, localizem essas palavras e identifiquem a palavra na norma culta. Palavras gingá, a sá dona, admirá, brincá, pra.

 

 

 
LEITURA E LÍNGUA ORAL
2o texto: À beira-mar, de Stanislaw Ponte Preta

 

 


 


 



  
 
PROPOSTA: Completar palavras de um texto com as letras que estão faltando,


 

 


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: segundo ciclo. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

MAINHO, Luzia Fonseca, MORAES Elody Nunes, BRANCO Graça. Língua Portuguesa – Projeto Presente- Editora Moderna 5ª ano 2ª edição 2004.


 


Revista Nova Escola: Tudo sobre Produção de Texto- Edição 233.


 

TARDELLI, Marlete Carboni. O ensino de língua materna: interações em sala de

aula. São Paulo: Cortez, 2002.


  
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de
gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.


 


  
Imagens retiradas do www.google/imagens.com.br

 

 "Ler ou estimular a leitura para uma criança é como plantar uma semente em terreno fértil. A leitura é o início de um sonho lindo, no qual as pessoas poderão desenvolver seu senso crítico e raciocínio lógico, acreditar mais em si e ter mais imaginação e criatividade para alcançar seus objetivos." 

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