As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sábado, 13 de agosto de 2011


          Trabalhos apresentados pela Galera do Circuito 8 

Contação ou dramatização de histórias infantis

*       DESCRIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS

A leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade.
Ao adentrar no mundo escolar, a leitura deve sofrer modificações que são vitais para o desenvolvimento da aprendizagem.
É muito importante para formação de nossos alunos ouvirem muitas histórias. Escutá-las é o início da possibilidade de se tornar um leitor competente, é ter um caminho aberto para a informação, conhecimento, descobertas, incríveis viagens pelo mundo da imaginação e fantasia. Sem contar as horas de prazer que poderão ser garantidas por um bom livro.
A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.
Ao falarmos de histórias, não podemos deixar de citar os contos de fadas, que são excelentes para as crianças de todas as idades.
Contar uma história é fazer a criança sentir-se identificada com os personagens. É trazer todo o enredo à presença do ouvinte e fazer com que ele se incorpore à trama da história, como parte dela. O principal na arte de contar histórias é saber despertar a emoção.

Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões.

*   FINALIDADE- PARA QUE CONTAR HISTÓRIAS EM SALA DE AULA
 
Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.

Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais (toda história tem princípio, meio e fim ) . Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.


* SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Na Educação Infantil, atividades com histórias podem, e devem ser desenvolvidas diariamente. A hora da história tem que ser um momento gostoso no dia- a- dia da sala de aula, de preferência com as crianças sentadas próximas ao professor, quando ele poderá ler as histórias aproximando a criança da linguagem literária e aumentando seu vocabulário, ou contá-las com suas próprias palavras.
Após seu término, poderão ser feitos desenhos, pinturas, colagens modelagens, fantoches e criações com sucata sobre a história.
Fazer a interpretação oral da história, por meio de questões sobre o enredo e os personagens, ou imaginar um desfecho diferente também é muito proveitoso.
Contudo, o trabalho com histórias não precisa se resumir à leitura e à interpretação.


*    CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Com os diversos afazeres diários dos pais, o espaço para a leitura ficou raro. As escolas devem introduzir em seu currículo a "hora do conto", de uma maneira leve e prazerosa, sem cobranças de fichas de leitura, sem imposição de obras e de autores. O manuseio correto de técnicas implica: a seleção da história, a estrutura da narrativa, o como narrar e conversar sobre as histórias que devem ser observadas para que o leitor vivencie suas experiências com o conto. É somente o desenvolvimento do interesse pela leitura que supre as carências das crianças que jamais ouviram um conto infantil.

Muitos são os benefícios do trabalho com a literatura infantil, tanto imediatos, quanto futuros. O ensino de qualquer tema por meio da literatura traz excelentes resultados. A interpretação oral das histórias trabalha o entendimento de textos, habilidade fundamental em todas as matérias, além de instrumentalizar o indivíduo para que tenha condições de buscar e entender informações.

Ouvir e contar histórias, amplia o vocabulário e leva à reflexão sobre a escrita. Ao ouvi-las, a criança tenta antecipar os fatos e o seu desfecho, trabalhando assim, o raciocínio lógico e a reflexão de suas próprias ações.
A dramatização trabalha o esquema corporal e a socialização. A criatividade também se amplia, pois, para criar todo indivíduo precisa ter acesso ao conhecimento, a novas idéias e fatos, e a literatura é um meio excelente para isso, pois os alunos expressam toda esta riqueza nas expressões faciais e gestos. Até colaboram com sugestões sobre o que pode acontecer com os personagens e discutem os temas abordados na história.


*   CUIDADOS QUE PRECISAM SER TOMADOS NA SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Nas transformações da leitura de histórias em atividades pedagógicas, a nossa preocupação maior é com a qualidade da leitura que iremos realizar para as crianças.

Esta busca da literatura se faz em grandes livros infantis, escritos por grandes autores que trazem lindas histórias com grandes morais e final. Mas não se faz uma grande fantasia se não soubermos passar isto a criança.

Assim, a escolha dos livros deve ter alguns princípios básicos que possam garantir a eficiência do trabalho pedagógico, ou seja:

ü  Qualidade de criação;

ü   Estrutura da narrativa;

ü   Adequação às convenções do português escrito;

ü  Despertar o interesse da criança;


ü  Simplicidade do texto;


Isso nos garantirá, além de oportunizar o contato da criança com o uso real da escrita, levar a mesma a conhecer novas palavras, discutir valores como o amor e o trabalho, levá-los a usar a imaginação, tornando-os criativos e capazes de pensar.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

GUEDES, dos Reis, Silvia Marina. 150 idéias para o trabalho criativo com crianças de 02 a 06 anos. 5ª ed. PAPIRUS EDITORA, 2007.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Nova Escola:
Revista Nova Escola – Edição Especial nº 15
Revista Nova Escola – Edição Especial nº 18
Revista Educação Infantil – Edição nº 1 - 2009
Revista Nova Escola Ano XXIV- Nº 221- Abril de 2009
Revista Nova Escola Ano XXIV- Nº224 – Agosto 2009

Imagens:


























             
A importância da dramatização na Educação Infantil 

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