As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Meios de Transportes

Tema: Meios de Transportes

   

OBJETIVOS:

·         Explorar os meio de transportes

·         Interdisciplinaridade

·         trabalhos em grupo

·         Noções de tempo e espaço

·         produção artística

 

METODOLOGIAS:

Levantamento coletivo, dos meios de transporte mais conhecidos; solicitar que cada aluno leve uma figura de um meio de transporte.

Montar na sala um cartaz produzido com os meios de transportes pesquisados pelas crianças.

Classificação dos meios de  transportes – aquáticos, terrestres e aéreos.

Contar uma história ilustrando  a linha do tempo- sobre os meios de transportes.

Trabalhos em grupo ( reunir as crianças em grupos solicitando que cada um desenhe um meio de transporte.

Construção de meios de transporte com emborrachados para exposição na sala.

Trabalhar ruas, avenidas e rodovias.

AVALIAÇÃO:

Participação, cooperação.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário