As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Espaço lúdico propõe brincadeiras em inglês
Desenhos e cantigas ajudam os pequenos a aprender o idioma sem esforço

Divulgação
Por que mesmo após frequentar cursos de idiomas ou viver em um país estrangeiro a maioria das pessoas encontra dificuldades para se expressar plenamente em uma língua que não é a materna? Segundo estudo feito pelo Laboratório de Psicologia Cognitiva da Universidade da Provença Aix-Marseille, áreas cerebrais relacionadas à aquisição de novos códigos linguísticos ficam mais “preguiçosas” se não são ativadas do nascimento até os 7 anos, período considerado fértil para assimilar representações silábicas de diferentes idiomas. Em geral, as crianças bilíngues têm parentes próximos que se comunicam em idioma diferente do usado no país em que vivem. Como sugere a pesquisa, neste caso, o aprendizado de línguas está associado a estímulos ambientais. No Brasil, o bilinguismo precoce não é comum. Mas há formas de colocar os pequenos em contato com um segundo idioma e assim aproveitar o período propício ao aprendizado. No espaço de recreação Kinderplay, em São Paulo, por exemplo, as crianças são incentivadas a participar de atividades lúdicas dirigidas em inglês por monitores com formação em pedagogia.
As brincadeiras variam de acordo com a idade. Há atividades sensoriais com água, areia e tintas. Também são propostas cantigas e encenação de histórias infantis. Não há obrigação de se expressar em inglês, mas, segundo a coordenadora do projeto, Daniela Grinberg, os visitantes costumam deixar as inibições de lado naturalmente e, brincando, arriscar as primeiras frases. A criança permanece cerca de duas horas no local, e oito sessões mensais custam R$ 350,00. Em julho, mês de férias escolares, o espaço oferece sessões avulsas por R$ 78,00. O Kinderplay aceita crianças de até 10 anos; bebês com menos de 2 anos podem participar, desde que em companhia dos pais. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Rua das Tabocas, no 110, Vila Madalena, São Paulo. Informações pelo telefone (11) 3294-1374 e pelo e-mail kinderplay@kinderplay.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário