As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Arte aprimora cérebro infantil
Motivação e atenção sustentada modulam circuitos cognitivos

©YVAN DUBÉ/SHUTTERSTOCK
Atividades culturais ajudam crianças a apreender informações
De que forma a arte influencia a cognição das crianças? Essa pergunta audaciosa começa a ser respondida por Michael Gazzaniga, um dos mais respeitados neurocientistas da atualidade e autor de Ciência psicológica – Mente, cérebro e comportamento (Artmed, 2005). O psicólogo da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara está à frente de um estudo que começou há três anos e ainda deve se estender por mais cinco, mas alguns resultados preliminares já foram divulgados.

Usando técnicas de imageamento cerebral, o pesquisador observou que a participação em atividades artísticas, bem como a apreciação de obras de arte, leva a um alto grau de motivação que produz atenção sustentada e ativa diversos circuitos cognitivos do cérebro. O teatro afeta positivamente a memória, pois a criança aprende a manipular grandes quantidades de informação semântica. O gosto pelas artes plásticas está associado ao temperamento mais flexível e à maior atividade de genes relacionados ao neurotransmissor dopamina.

Gazzaniga alerta, entretanto, que quando os resultados envolvem a genética é difícil saber o que é causa e o que é conseqüência. Por isso mesmo, a próxima fase do estudo tem o objetivo de investigar se existe predisposição inata para o senso estético, ou se, ao contrário, o desenvolvimento deste é capaz de modular a expressão gênica no início da vida.

Viver Mente e Cérebro

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