As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os Sentidos e seus órgãos


Escola Luz do Amanhã
Data 13/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva
Turma Jardim I
Professora Luci Meire



Plano de Aula


Objetivos: aprofundar os conhecimentos adquiridos, como:
  • Reconhecer as partes do próprio corpo;
  • Questionar a importância dos sentidos na percepção das coisas que cercam o mundo.

Recursos:
Livros, cadernos, papel de ofício, lápis, borracha, revista e cola.


Atividades propostas

Para classe: Conversa informal, mostrar cenas e ações onde se utilizam os órgãos dos sentidos, orientando que os alunos observem e pratiquem as ações propostas.

Para casa: Recorte de revistas ou jornais e fazer colagem que representam os órgãos dos sentidos.

Observação: Atividades feitas a partir de brincadeiras.

Avaliação: Participação dos alunos.

Escola Luz do Amanhã
Data 16/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire


Plano de Aula


Visão


Objetivos: Orientar os alunos para que eles entendam que o sentido da visão nos permite perceber as coisas do mundo através dos olhos. Perceber a importância da visão.


Recursos:
Livros, cadernos, brinquedos, lápis e outros.


Atividades propostas


Para classe: Pergunta oralmente.
  1. O que estão vendo ao seu redor?
  2. Qual a importância da visão?
  3. O que podem ver ao fechar os olhos?
  4. Para que servem nossos olhos?

Para casa:
  • Desenhar os olhos (caderno de desenho).
  
Avaliação: Observatório e processual.


Escola Luz do Amanhã
Data 20/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire




Plano de Aula

Audição


Objetivos:
  • Orientar os alunos a identificar sons de instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral;
  • Levar os alunos à identificação de diversos sons.

Recursos: Instrumentos ou objetos que emitam sons, livros e cadernos.


Atividades propostas


Para classe: Permitir que os alunos falem bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras, provocá-los para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?


Para casa: Circular os desenhos dos objetos que produzem sons e podem ser percebidos pela audição. Recortar e colar figuras de outros objetos que emitam sons.


Avaliação: Observatório e processual.



Escola Luz do Amanhã
Data 19/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire



Plano de Aula

 Tato
  
Objetivos: Reconhecer e identificar as partes do corpo, percebendo que através da pele e principalmente pelas mãos essa identificação pode ser feita.

Recursos: Todos os disponíveis na sala.
  
Atividades propostas

Para classe:

  • O professor cria uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais, os quais poderão ser tocados. Os alunos podem dizer o que sentem, se os objetos são macios ou ásperos.
    • Fazer colagem com materiais diversos (Lixas, algodão, papel liso e outros).

Para casa:
  • Recortar gravuras e colar nos lugares indicados.
  • Maciez, quentura e aspereza.

Avaliação: Observatório e processual.


Escola Luz do Amanhã
Data 18/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire

  
Plano de Aula



Paladar

 Objetivos: Orientar a importância da língua e de nosso paladar.


Recursos:
Livros, gravuras, lápis de cor.


Atividades propostas

 Para classe: Desenhos em destaque da língua. Informar sobre os sabores dos alimentos.


Para casa: Atividades com vários tipos de alimentos, para que os alunos pintem os quadrinhos referentes a alimentos doces, com a cor azul, e salgados, com a cor vermelha.


Avaliação: Participação dos alunos.


Escola Luz do Amanhã
Data 17/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire


 Plano de Aula

 Olfato

 Objetivos: Incentivar a classe a identificar o cheiro que está sentindo e qual o órgão que nos permite sentir o cheiro.

 Recursos:
Todos os objetos disponíveis na sala.
  
Atividades propostas


Para classe: Roda de conversa. A seguir, propor que cada um desenhe um nariz.


Para casa: Circular os desenhos dos objetos que têm perfume e marcar ao lado das coisas que gostam de sentir o cheiro.


Avaliação: Empenho e participação dos alunos.




Escola Luz do Amanhã
Data 23/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire




Plano de Aula

 Campo (Natureza)


Objetivos: Identificar o que existe no campo.

Recursos: Livros, cadernos, lápis e outros.


Atividades propostas


Para classe: Observar a cena e circular o que você observou nela.


Para casa: Desenhar no caderno de desenho a figura que se observa no campo e trazer figuras para fazer colagem no cartaz.


Avaliação: Observar o empenho, interesse e participação dos alunos.




 Escola Luz do Amanhã
Data 24/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire




Plano de Aula

 Cidade – campo - casa – sociedade


Objetivos:
  • Levar o aluno a desenhar sua própria casa;
  • Reconhecer a importância e a utilidade da moradia na vida das pessoas;
  • Identificar os objetos específicos de cada dependência da casa.

Recursos: Livros, cadernos e lápis.


Atividades propostas


Para classe:
  • Fazer colagem das figuras no cartaz campo – cidade;
  • Cada aluno desenha uma casa na lousa.


Para casa: Ligar os produtos das gravuras aos cômodos da casa onde eles costumam ser usados.

Avaliação: Observatório e processual.


Escola Luz do Amanhã
Data 27/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire


 Plano de Aula


Tema: Escola (Sociedade)


Objetivos:
  • Alcançar um alto conhecimento positivo por meio do reconhecimento de suas capacidades e da aceitação de suas limitações.
  • Desenvolver equilíbrio dos sentimentos e das emoções;
  • Adquirir autonomia nas suas decisões e ser capaz de auto disciplinar-se.

Recursos: Passeio, papel ofício, lápis de cores, gravuras.


Atividades propostas


Para classe: Promover visitas às instalações da escola. A seguir, pedir que façam desenho referente ao que foi observado.


Para casa: Colar ou desenhar a escola no caderno de desenho ou ofício.


Avaliação: Observatório e processual.



Escola Luz do Amanhã
Data 27/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
Turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire


Plano de Aula


 Tema: meios de transportes

objetivos:

  • Explorar os meio de transportes
  • Interdisciplinariedade
  • trabalhos em grupo
  • Noções de tempo e espaço
  • produção artística
Metodologias:

Levantamento coletivo, dos meios de transporte mais conhecidos; solicitar que cada aluno leve uma figura de um meio de transporte.
Montar na sala um cartaz produzido com os meios de transportes pesquisados pelas crianças.
Classificação dos meios de  transportes – áquaticos, terrestres e áereos.
Contar uma história ilustrando  a linha do tempo- sobre os meios de transportes.
Trabalhos em grupo ( reunir as crianças em grupos solicitando que cada um desenhe um meio de transporte.
Construção de meios de transporte com emborrachados para exposição na sala.
Trabalhar ruas, avenidas e rodovias.

Avaliação:

Participação, cooperação.
   
Escola Luz do Amanhã
Data 27/11/2009
Estagiaria Lucimeire Silva (Regência)
turma Jardim I
Professora Regente Luci Meire
Aluno(a):

Pinte o desenho


Nenhum comentário:

Postar um comentário