As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Plano de Aula Matemática

Plano de Aula

Duração: 40 minutos

Disciplina: Matemática

Série: 5ª Série

Tema: QUADRADO MÁGICO: Jogo

 

Objetivo Geral: Desenvolver o conhecimento da matemática dentro de um contexto lúdico, tornando a aprendizagem do conjunto dos números natural mais interessante.

Objetivos específicos:

  • Introduzir e revisar o conceito de adição
  • Utilizar conceitos já apreendidos;
  • Favorecer o desenvolvimento do cálculo de 1 0 9 de forma que, somando os três números na diagonal, vertical ou horizontal, o resultado seja o número 15

Conteúdos:

Números naturais envolvendo a adição

Habilidades: raciocínio lógico – concentração – habilidade de resolução – desenvolver o cálculo mental.

Seqüência Didática:

A aula será ministrada de forma dinâmica e lúdica, proporcionando um aprendizado mais eficaz.

Serão distribuídas as folhas de oficio a cada aluno que deverão seguir as regras do jogo (quadrado mágico)

Recursos:

Serão utilizados os recursos que permitirão aos alunos realizarem de forma prática o jogo a ser aplicado.

Avaliação: Será feita através da participação, do interesse e comprovação dos resultados apresentados por cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário