Escola Municipal Allan Kardec da Graça
PROJETO ÁGUA – DIA MUNDIAL DA ÁGUA
OBJETIVO:
Oferecer aos alunos a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água, sua importância para o planeta e para a saúde; ajudar a preservar esse recurso natural, evitando o desperdício e o uso indevido além de descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.
Idade: a partir de 3 anos.
Duração: 1 semestre
ATIVIDADES PARA O DIA DA ÁGUA
Contar história da Gotinha de Água (Slide) Ao terminar perguntar:
- O que aconteceu com a água?
- Para onde foi a água?
- O que se transformou? (gosto, estado, etc.)
- O que se deu com a água?
(perguntas que recuperem a memória)
-Assegurar acesso aos materiais e livre escolha.
-Conversas dirigidas sobre desperdício: construir cartaz
-Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer;
Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças.
VISÃO
Que cor é a água?
Colocar água em copos brancos e observar sua cor.
A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram..
"A água é transparente"
AUDIÇÃO
_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
_ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo).
_ Agitar as mão dentro de um tanque de água.
TATO
Tocar na água com diversas substâncias
Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)
Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal)
Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.
PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).
OLFATO
Cheirar a água pura
Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite,...).
OUTRAS ATIVIDADES
1. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
Podem usar colheres para encher um copo.
2. Quem Enche Primeiro?
É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.
3. Como Se Faz e o Que Acontece?
O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador?
O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo?
Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos)
Recipientes diversos para fazer moldes.
Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar:
_ Podemos fabricar gelo? Como?
Encher novamente as formas e colocar no congelador.
4. Fogo e Água
Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos
água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo.
Observar o vapor subindo:
* Colocar um vidro no vapor e dar para as crianças tocarem
* Colocar papel no vapor e observar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário