As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PROJETO OS ANIMAIS DA ARCA DE NOÉ


Escola Municipal Allan Kardec da Graça
Projeto de Estágio (Educação Infantil - Grupo 5) 
Os animais da Arca de Noé


Tema: Os animais da Arca de Noé
Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Literatura Infantil.Duração: Março a Maio de 2010
Temas Transversais: Meio Ambiente Natureza e Sociedade.
Educação Infantil- Grupo 5

Apresentação

Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo. A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados
juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais.
O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Natureza e Sociedade, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.
A escolha de A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, e de Rute Rocha é devida à grande contribuição dos livros, que reúne poemas infantis com caráter lúdico.
O aluno pode ser estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura da história e do poema, a "brincadeira" com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhas, adivinhas e canções. O CD da obra servirá como material de apoio.
Incentivar a linguagem escrita, onde o educando possa vivenciar um ambiente estimulante, observar e explorar o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador.
O projeto sugere significativas propostas de trabalho em sala de aula, onde o professor é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, jogos de palavras, poemas quadrinhas.
As intervenções pedagógicas permitirão o exercício constante da práxis, de reflexões, busca da autonomia progressiva e a criação de possibilidades para sua produção ou sua construção.


Justificativa

Para que as crianças conheçam a poesia do universo infantil com os bichos da Arca de Noé de Vinicius de Moraes e a história de Ruth Rocha familiarizando com o mundo que a literatura oferece. Estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil, onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil.
O projeto pedagógico vibializa a troca de experiências e possibilidades de novas construções, permitindo aos educandos e ao mediador uma postura critica reflexiva desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito durante o processo de ampliação de seus conhecimentos.
Objetivo Geral
Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.
Conteúdos Procedimentais
· Construir coletivamente as combinações de convivência.
· Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao conto.
· Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches.
· Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
·Confeccionar um varal de textos, mural coletivo.
· Fazer apresentações teatrais com base nos "contos''.
· Confeccionar maquetes, desenhos, sucatas e painéis.
· Aplicar atividades lúdicas.
· Apresentar os personagens, suas origens e características através dos contos.
· Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
· Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
· Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas
pelos alunos ao longo do projeto.
· Realizar a escrita em várias situações de interação.
· Participar de jogos e brincadeiras.
Conteúdos Atitudinais
· Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
· Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
· Apreciar os contos e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias.
· Permitir e ampliar o conhecimento sobre o conto trabalhado.
· Valorizar a leitura e a escrita.

Conteúdos Conceituais
· Identificar os personagens.
· Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nos contos.
· Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
· Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
· Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
· Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
· Reconto de história.
· Linguagem escrita: desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.

Metodologia e procedimentos
· Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
· Produções coletivas e individuais de diferentes textos.
· Interpretação de diferentes linguagens.
· Ampliação do vocabulário oral e escrito.
· Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
· Construção participativa das combinações de convivência.
· Apreciação de diferentes suportes lingüísticos: mitos, lendas, contos, fábulas.

Atividades

· Dinâmica de grupo (apresentação da Arca de Noé com a história de Ruth Rocha com um painel questionando o que o cenário representa;
. Cine Pipoca com a exibição do desenho a Arca de Noé;
. Listagem dos bichos da História "A Arca de Noé";
.Apresentar a autora Ruth Rocha e o autor Vinicius de Moraes e suas poesias.
· Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).
· Atividades matemáticas (Confecção de jogos matemáticos aproveitando os temas das poesias: memória, trilho, boliches, bingo e tabuleiros e dado);
. Desenhos dirigidos e espontâneos.
· Observação realizada através de situações-problema, seguida de relatório.
· Dobraduras.
· Máscaras, fantoches e dedoches.
· Músicas. (Ouvir músicas de personagens relacionados à poesia);
· Pinturas.
· Dramatizações.
· Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
· Escrita espontânea.
· Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto.
· Mímicas.
· Seqüência de figuras.
· Colagem.
· Informativos.
. Aulas externas.
· Baralhos criativos.

Materiais didáticos/recursos
· CDs.
· Televisão/filmes.
· Sucatas.
· Tintas.
· Máquina fotográfica.
Avaliação
A avaliação do projeto pode ser realizada de forma processual, na qual serão analisados os aspectos qualitativos e adotados critérios para viabilizar a utilização dos recursos vivenciados. Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos alunos o apreço pela leitura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas. Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Culminância· Visitar o Jardim Zoológico para conhecerem pessoalmente os animais trabalhados no Projeto ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.






 


OBJETIVOS DIDÁTICOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas , outros portadores de texto e gêneros literários;

MATEMÁTICA· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas,as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
· Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconhecem sua necessidade;
·
NATUREZA E SOCIEDADE· Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
MOVIMENTO· Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
ARTE· Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem o desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
MÚSICA· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- escrita espontânea
- sistema alfabético
- gênero literário

MATEMÁTICA
- Contagem oral
- Classificação
- jogo da memória
- trilha
- dominó
- jogo da velha
MOVIMENTO
- correr, andar, subir...
- imitação
- brincadeiras dirigidas
- dramatizações de músicas
ARTE- pintura
- colagem
- fantoches
- máscaras
-dramatizações
NATUREZA E SOCIEDADE- Animais domésticos e selvagens
- Animais aquáticos, terrestres e aves
- habitat
- moradia
MÚSICA

· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

"Vai aqui este pedido aos professores, pedido de alguém que sofre ao ver o rosto aflito das crianças: lembrem-se de que vocês são pastores da alegria, e que a sua responsabilidade primeira é definida por um rosto que lhes faz um pedido: Por favor: ajude-me a ser feliz...".
RUBEM ALVES
ATIVIDADES DO PROJETO: O que aprendemos:

  • Estimular a oralidade
  • Ampliação do vocabulário
  • Descrever os animais e o ambiente em que estão de forma simples
  • Iniciar a construção do conceito lógico - matemático: baixo/alto, maior/ menor, igual/ diferente.
  • Discriminar diferentes cores
  • Identificar diferentes texturas
  • Perceber diferenças e semelhanças entre os animais e as pessoas
  • Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
  • Desenvolver percepções (tato, sabores, odores).
  • Imitar e identificar os sons dos animais
  • Desenhar pintar e modelar livremente
  • Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...



Avaliação:
Os alunos foram avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.

Far-se-á a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.



Música trabalhada no Projeto, as crianças amaram!
http://search.4shared.com/q/1/leao%20fagner


Trabalhando figuras de animais com sombras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário