Tema: Os animais da Arca de Noé Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Literatura Infantil.Duração: Março a Maio de 2010
Temas Transversais: Meio Ambiente Natureza e Sociedade. Educação Infantil- Grupo 5
Apresentação
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo. A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados
juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais. O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Natureza e Sociedade, Música; além de explorar brincadeiras construtivas. A escolha de A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, e de Rute Rocha é devida à grande contribuição dos livros, que reúne poemas infantis com caráter lúdico. O aluno pode ser estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura da história e do poema, a "brincadeira" com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhas, adivinhas e canções. O CD da obra servirá como material de apoio. Incentivar a linguagem escrita, onde o educando possa vivenciar um ambiente estimulante, observar e explorar o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. O projeto sugere significativas propostas de trabalho em sala de aula, onde o professor é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, jogos de palavras, poemas quadrinhas. As intervenções pedagógicas permitirão o exercício constante da práxis, de reflexões, busca da autonomia progressiva e a criação de possibilidades para sua produção ou sua construção.
Justificativa
Para que as crianças conheçam a poesia do universo infantil com os bichos da Arca de Noé de Vinicius de Moraes e a história de Ruth Rocha familiarizando com o mundo que a literatura oferece. Estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil, onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo. A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil. O projeto pedagógico vibializa a troca de experiências e possibilidades de novas construções, permitindo aos educandos e ao mediador uma postura critica reflexiva desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito durante o processo de ampliação de seus conhecimentos. Objetivo Geral Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão. Conteúdos Procedimentais · Construir coletivamente as combinações de convivência. · Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao conto. · Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches. · Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente). ·Confeccionar um varal de textos, mural coletivo. · Fazer apresentações teatrais com base nos "contos''. · Confeccionar maquetes, desenhos, sucatas e painéis. · Aplicar atividades lúdicas. · Apresentar os personagens, suas origens e características através dos contos. · Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura. · Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens). · Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto. · Realizar a escrita em várias situações de interação. · Participar de jogos e brincadeiras. Conteúdos Atitudinais · Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema. · Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema. · Apreciar os contos e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias. · Permitir e ampliar o conhecimento sobre o conto trabalhado. · Valorizar a leitura e a escrita.
Conteúdos Conceituais
· Identificar os personagens. · Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nos contos. · Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer. · Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica. · Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças. · Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura. · Reconto de história. · Linguagem escrita: desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.
Metodologia e procedimentos
· Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado. · Produções coletivas e individuais de diferentes textos. · Interpretação de diferentes linguagens. · Ampliação do vocabulário oral e escrito. · Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita. · Construção participativa das combinações de convivência. · Apreciação de diferentes suportes lingüísticos: mitos, lendas, contos, fábulas.
Atividades
· Dinâmica de grupo (apresentação da Arca de Noé com a história de Ruth Rocha com um painel questionando o que o cenário representa; . Cine Pipoca com a exibição do desenho a Arca de Noé; . Listagem dos bichos da História "A Arca de Noé"; .Apresentar a autora Ruth Rocha e o autor Vinicius de Moraes e suas poesias. · Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras). · Atividades matemáticas (Confecção de jogos matemáticos aproveitando os temas das poesias: memória, trilho, boliches, bingo e tabuleiros e dado); . Desenhos dirigidos e espontâneos. · Observação realizada através de situações-problema, seguida de relatório. · Dobraduras. · Máscaras, fantoches e dedoches. · Músicas. (Ouvir músicas de personagens relacionados à poesia); · Pinturas. · Dramatizações. · Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade. · Escrita espontânea. · Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto. · Mímicas. · Seqüência de figuras. · Colagem. · Informativos. . Aulas externas. · Baralhos criativos.
Materiais didáticos/recursos
· CDs. · Televisão/filmes. · Sucatas. · Tintas. · Máquina fotográfica. Avaliação A avaliação do projeto pode ser realizada de forma processual, na qual serão analisados os aspectos qualitativos e adotados critérios para viabilizar a utilização dos recursos vivenciados. Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos alunos o apreço pela leitura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas. Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; Culminância· Visitar o Jardim Zoológico para conhecerem pessoalmente os animais trabalhados no Projeto ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário