As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sábado, 27 de agosto de 2011

IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES.

 

 

 

    O ato de ler é iniciado na escola, a qual tem a função de desenvolver o estimulo a leitura, a busca pelo saber oferecendo meios que venham a seduzir o aluno para um despertar do desejo de conhecer, é ela, o primeiro espaço legitimado de produção da leitura e da escrita de forma consciente.

 

    O papel da escola não é mais a mera transmissão de informações, atualmente exige-se que ela desenvolva a capacidade de aprender, o que subentende o domínio da leitura e da escrita, e é dela, a responsabilidade de promover estratégias e condições para que ocorra o crescimento individual do leitor despertando-lhe interesse, aptidão e competência.

 

    Deste modo, cabe à escola, a tarefa de apresentar ao aluno textos de diversos gêneros e tipos textuais, para que passe a apreciar a leitura, levando-o a formular hipóteses acerca do sentido do que lê, do que vivencia, do que vê, do que sente, assumindo pontos de vista próprios, promovendo um diálogo critico entre a vida e a escola. Dessa forma, ler vai além da decodificação dos signos escritos e se transforma em produto da interação entre o sujeito leitor e o texto.

 

    Com base nisso, devemos então, investir na Educação de Jovens e Adultos como formadora de sujeitos que pensem e raciocinem sobre sua realidade a fim de que cada um possa ser um sujeito atuante no meio social, e que tomem a leitura como uma maneira prazerosa de produzir conhecimentos novos, tornando-se condição indispensável para a autonomia do ser social.

 

    Vários são os fatores que contribuem para desenvolver competências e habilidades para o desenvolvimento da autonomia da leitura dos alunos.

 

    Segundo Rafael Peruzzo Jardim, formar leitores é a primeira tarefa do professor. Não é desejável que a leitura se limite exclusivamente à escola, pois ela é uma prática social. Mesmo assim, a escola é o lugar social da leitura, de onde se espera que as pessoas saiam lendo. Ela é o espaço privilegiado para o ensino de leitura de adultos. Por isso o professor deve ser flexível e respeitar a cultura dos seus educandos sendo solidário e aberto aos novos valores e desafios nesta sociedade marcada pelas diferenças culturais, políticas e sociais, possibilitando aos alunos a construção e o fortalecimento de idéias e ações através do incentivo habitual da leitura na sala de aula, para que assim as leituras trabalhadas tenham significado prático.

 

    A professora deve, em sua ação pedagógica, constantemente refletir sobre os objetivos de ensino e conhecer o que seus alunos já sabem sobre o objeto do conhecimento para organizar suas intervenções planejando uma rotina com práticas de leitura, com atividades motivadoras e conteúdos ligados aos objetivos dos leitores.

 

    A maneira de formar leitores competentes antes de qualquer coisa é buscar a formação dos professores para que eles tenham não só como objetivo a transmissão do conhecimento, mas ser um mediador para que assim possa resgatar o interesse pela leitura.

 

    Ainda, segundo Rafael Peruzzo Jardim, o primeiro passo é facilitar o acesso ao livro. As bibliotecas públicas são insuficientes, é preciso aproximar os livros das classes populares. Todos podem fazer algo, mas é do professor que se espera mais.

 

    Segundo os PCNs, "Não se formam bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos, justamente no momento em que se inicia no mundo da escrita. As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, a qualidade de suas vidas melhora com a leitura". (PCN-P, 36).

 

    Por fim, o autor enfatiza no texto, que é necessário reconhecer a importância da leitura na vida dos indivíduos e abandonar os métodos de aprendizado repetitivo, baseados na descontextualização, onde o ato de ler não seja apenas obrigatório ou de cumprimento de regras, mas seja um ato espontâneo e livre, para que a leitura seja um fator transformador em sua vida pessoal e em seu meio.

 

    Mas para que isso dê certo é necessário que o aprendizado na relação professor-aluno dê-se de forma em que um aprenda com o outro e que haja o respeito mútuo, garantindo para todos, a liberdade de expressão.

    

    Somente por meio da experiência de participação no grupo é que os alunos irão descobrir que a união e a cumplicidade tornarão o aprendizado possível e mais gratificante, possibilitando ao aluno, o desenvolvimento da autonomia como leitor.

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997.

JARDIM, P.Rafael- Texto "Lá nem tem livro... A prática da leitura nas vozes de adultos". Disponível no SAE e SAT.

 

Modulo da Disciplina- Educação de Jovens e Adultos.

Site imagem

capa 1

ejabomjesus.blogspot.com

 

Fotos Capa 2 – Carol Modesto e alunos do EJA – Escola Municipal Julieta Calmon.

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