As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Banhos, sons e outros prazeres

DIVULGAÇÃO
O premiado espetáculo Bagunça, a ópera baby, primeira ópera para bebês escrita no Brasil e encenada em diversas capitais do país em 2003 e 2004, com enorme sucesso de público e crítica, transforma-se agora em coleção de livros pela Rocco.

O primeiro título, já nas livrarias, é Chuveiro. Escrito pela atriz, diretora e produtora do espetáculo Karen Acioly, com ilustrações de Nathalia Sá Cavalcanti, retrata as delícias do banho e os encantos dos sons. Como na ópera, a idéia é conduzir o leitor aos prazeres da infância. Para isso, retrata de forma lúdica os diversos aspectos do desenvolvimento infantil desde o berçário, onde nasce um grupo de bebês que, paulatinamente, descobre o corpo, os prazeres fisiológicos, o alcance dos movimentos, a interação social e com o ambiente, o prazer do brincar e da linguagem. Nos livros, com títulos que correspondem a cada uma das poesias do libreto, o efeito é alcançado pelos jogos poéticos de palavras, que exploram a oralidade rítmica dos fonemas, descortinando significados que remontam ao processo de aquisição de linguagem e desenvolvimento cognitivo.

O projeto nasceu de um workshop feito com crianças de 2 a 7 anos, atores, cantores e bailarinos, e se transformou em espetáculo, ganhando partituras e direção musical de Roberto Bürgel. Os volumes da coleção trazem textos de orelha assinados por Ziraldo.



Fonte: Viver Mente e Cérebro

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