As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MÚSICA NA ESCOLA

MÚSICA NA ESCOLA (PLANO DE AULA)

 

Disciplina: Língua Portuguesa, História [,Música e Educação Artística

Anos: 1º, 2ºe3º

Números de participantes: todos os alunos

 

Objetivos:

Conceituais: expressar a musicalidade, conhecer alguns instrumentos musicais, influência dos ritmos na música brasileira.

Procedimentais: construir instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.

Atitudinais: respeitar as diferentes expressões musicais, valorizar a cultura nacional.

 

História; A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

 

A (MPB) é constituída por grande diversidade de gêneros e ritmos, pela sua origem, misturas de sons, cantigas de rodas, etc. Entre os séculos 18 e 19, destacavam o lundu de origem africana com batida rítmica dançante e a modinha de origem portuguesa falava de amor e era melancólica uma batida calma e erudita.A partir da segunda metade do século18, começou a adquirir um estilo próprio "o chorinho", criado da mistura de lundu, da modinha e da dança de salão européia.No século 20 foram marcantes, o chorinho, o maxixe e o samba. Na década de 50 foi um prenuncio da bossa nova, com grandes vozes como: Dalva de Oliveira e Ângela Maria com um instilo mais ritimista de cantar. Nos anos 60, a bossa nova se firma côo um ritmo tipicamente nacional, depois veio movimentos como a jovem guarda e o tropicalismo, e a cada ano a MPB incorpora novos valores no canto e composição.

 

SINFONIA ESCOLAR

 

MATERIAIS: latas de cervejas e/ou refrigerante, cabaça e/ou casca de coco seco,elástico para papel, lixa de parede, martelo, prego,tampinhas de metal, tintas guache, vareta de madeira.

 

Com o objetivo de fazer as crianças desenvolverem o interesse pela música confeccionar, com elas, alguns instrumentos musicais, como o chocalho de latas vazias, lavadas e secas com grãos de feijão, arroz ou pedrinhas, fecha a boca com durex e entregue as crianças para que decorem da maneira que preferir. Para fazer o agogô dê uma lata para a criança e um pauzinho para bate nela. As castanholas você fura algumas tampas de metal, perfure com um martelo utilizando um prego(tampas de refrigerante); instrua a criança a cortar um pedaço de elástico com 10 cm de comprimento e passar

As duas pontas por dentro de duas tampinhas dêem um nó e, diga para passarem o elástico entre os dedos. Forme um circulo com os alunos e escolha um deles para reger o grupo, o maestro ergue os braços, então todos devem começar a tocar os seus instrumentos. A regência deve ser alternada para que todas as crianças vivenciem essa experiência.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário