MÚSICA NA ESCOLA (PLANO DE AULA)
Disciplina: Língua Portuguesa, História [,Música e Educação Artística
Anos: 1º, 2ºe3º
Números de participantes: todos os alunos
Objetivos:
Conceituais: expressar a musicalidade, conhecer alguns instrumentos musicais, influência dos ritmos na música brasileira.
Procedimentais: construir instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.
Atitudinais: respeitar as diferentes expressões musicais, valorizar a cultura nacional.
História; A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
A (MPB) é constituída por grande diversidade de gêneros e ritmos, pela sua origem, misturas de sons, cantigas de rodas, etc. Entre os séculos 18 e 19, destacavam o lundu de origem africana com batida rítmica dançante e a modinha de origem portuguesa falava de amor e era melancólica uma batida calma e erudita.A partir da segunda metade do século18, começou a adquirir um estilo próprio "o chorinho", criado da mistura de lundu, da modinha e da dança de salão européia.No século 20 foram marcantes, o chorinho, o maxixe e o samba. Na década de 50 foi um prenuncio da bossa nova, com grandes vozes como: Dalva de Oliveira e Ângela Maria com um instilo mais ritimista de cantar. Nos anos 60, a bossa nova se firma côo um ritmo tipicamente nacional, depois veio movimentos como a jovem guarda e o tropicalismo, e a cada ano a MPB incorpora novos valores no canto e composição.
SINFONIA ESCOLAR
MATERIAIS: latas de cervejas e/ou refrigerante, cabaça e/ou casca de coco seco,elástico para papel, lixa de parede, martelo, prego,tampinhas de metal, tintas guache, vareta de madeira.
Com o objetivo de fazer as crianças desenvolverem o interesse pela música confeccionar, com elas, alguns instrumentos musicais, como o chocalho de latas vazias, lavadas e secas com grãos de feijão, arroz ou pedrinhas, fecha a boca com durex e entregue as crianças para que decorem da maneira que preferir. Para fazer o agogô dê uma lata para a criança e um pauzinho para bate nela. As castanholas você fura algumas tampas de metal,
perfure com um martelo utilizando um prego(tampas de refrigerante); instrua a criança a cortar um pedaço de elástico com 10 cm de comprimento e passar
As duas pontas por dentro de duas tampinhas dêem um nó e, diga para passarem o elástico entre os dedos. Forme um circulo com os alunos e escolha um deles para reger o grupo, o maestro ergue os braços, então todos devem começar a tocar os seus instrumentos.
A regência deve ser alternada para que todas as crianças vivenciem essa experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário