As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

 

PROJETO DE ESTÁGIO

Curso

Pedagogia

Circuito

Período

UP

Pituba

Aluno (a)

Maria Carolina Sampaio Modesto

Tutor (a)

Irany Moraes

Disciplina

Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I

Gestor (a) da disciplina

Profª Kátia Maria de Aguiar Barbosa

 

 

PROJETO MATEMÁTICA DIVERTIDA

 

TEMA – Explorando a matemática com os problemas da Família Gorgonzola.

ANOS – 1º e 2º

TEMPO ESTIMADO – 1 BIMESTRE

 

APRESENTAÇÃO

 

Ao longo da história o conhecimento matemático era privilégio de poucos, criando-se dessa forma um preconceito onde a Matemática era direcionada apenas a poucos indivíduos talentosos.

Por este motivo, o ensino e a aprendizagem da Matemática, recentemente, é promover a acessibilidade a todas as pessoas. Destacando-se dentre outras maneiras a matemática lúdica.

Por ser a Matemática uma ciência que tem por objeto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações entre estes elementos, ensinar Matemática nos dias atuais é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento e a capacidade de resolver problemas.

Devemos enquanto professores procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da Matemática. A interação aluno/professor nas aulas de matemática facilita o aprendizado.

O desenvolvimento do projeto Matemática Divertida busca envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios a serem construídos. Os vários conteúdos matemáticos abordados serão trabalhados de forma lúdica e prazerosa.  O uso de jogos e curiosidades descritos no projeto tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. O papel pedagógico do jogo nas práticas educativas não pode ser considerado apenas um simples divertimento, mas uma forma alegre de educar, dando maior significado às tarefas escolares. A atividade lúdica das crianças é o brincar mesmo, sem espírito de competição, com a função da descoberta do mundo que o rodeia.

"Os Problemas da Família Gorgonzola" surgiu por meio de pesquisa durante a elaboração do projeto. Esse livro já fazia parte do meu acervo de literatura infanto- juvenil, mesmo antes de imaginar em ser professora. É um ótimo livro para fazer quem não gosta de Matemática mudar de idéia.

Pesquisando percebi que alguns professores do Ensino Fundamental I já aplicam esse livro em sala de aula. Daí surgiu à idéia de trabalhar o livro no projeto, além de que é um livro interativo, cheio de desafios e muito divertido, pois ensina e estimula o raciocínio, mostrando que brincando também é possível aprender Matemática.

 

JUSTIFICATIVA

O intuito do projeto é redirecionar a relação do aluno com os conceitos matemáticos de forma lúdica e prazerosa, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção dos mesmos.

 

OBJETIVO GERAL: Conhecer e construir conceitos de cada uma das quatro operações matemáticas e trabalhar resoluções de problemas com autonomia através de leituras, jogos e brincadeiras.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Elaborar problemas utilizando situações cotidianas;

     

  • Conhecer a linguagem matemática;

     

  • Utilizar cálculos e estratégias na resolução de problemas com autonomia;

     

  • Ler, escrever e ordenar números;

     

  • Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;

     

  • Comunicar idéias matemáticas trocando informações, através de trabalhos em grupos, desenvolvendo sua autonomia.

     

  • Interpretar e resolver situações-problema, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

     

  • Construir jogos diversos utilizando sucata.

CONTEÚDOS:

Conceitual:

 

  • Trabalhar idéias associadas à adição, subtração, multiplicação e divisão;

     

  • Elaboração e resolução de problemas;

     

  • Resolver problemas com incógnitas em diferentes posições.

 

Procedimental:

 

  • Elaborar e solucionar problemas e cálculos com autonomia;
  • Escrever de forma clara e compreensível;
  • Ampliar o repertório de resultado de cor.
  • Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamento;
  • Utilização de calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.

     

    Atitudinal:

     

  • Trabalhar com autonomia na elaboração e resolução de cálculos e problemas;
  • Respeitar as opiniões dos colegas de grupo e emitir as suas opiniões de forma clara;
  • Organizar-se durante a realização das diferentes etapas do trabalho;

     

     

    ATIVIDADES INTER E MULTIDISCIPLINARES:

     

    Língua Portuguesa:

     

    • Incentivar a leitura;
    • Ouvir com atenção as diferentes leituras feitas pelo professor e pelos colegas;
    • Redigir os textos dos problemas com clareza, utilizando a linguagem apropriada;
    • Interpretar e compreender os textos lidos a fim de resolvê-los.

    Matemática:

     

  • Resolução de cálculos e problemas;
  • Discussão das estratégias usadas para chegar aos resultados;
  • Investigação do tipo de operação trabalhada.

    Artes Plásticas:

     

  • Ilustração dos problemas confeccionados pela classe;
  • Construção de jogos utilizando sucatas.

    Ética:

  • Trabalhar de forma harmoniosa, respeitando as colocações e produções dos

    demais.

  • Ter autonomia para trabalhar individualmente e em grupo;
  • Trabalhar em grupo de forma cooperativa e respeitosa.

    Meio Ambiente:

     

  • Confeccionar jogos e materiais para serem utilizados ao longo do projeto: Ex: tabuleiro, dominó; tampinhas, cartões- flashes, cartelas numeradas, etc.
  • Percepção da importância de reciclar produtos que seriam descartados.

     

    Ciências:

     

    • Investigar sobre os animais citados no livro- pulga, gato, gambá, urubu, baguá, burro, e jacaré e criar um livro de curiosidades;

       

    • Construir desafios matemáticos com os animais citados no livro;

       

    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

     

  1. Fazer um levantamento prévio com os alunos o que seriam "problemas" e que tipos de problemas são resolvidos utilizando a matemática.

     

  2. Apresentação e leitura do livro Os problemas da família Gorgonzola, de Eva Furnari, Editora Global. O livro deve ser lido aos poucos e os problemas apresentados no livro devem ser resolvidos em grupos.

     

  3. Construir, a partir dos exemplos do livro, outros desafios matemáticos para a família Gorgonzola, seus parentes e amigos. Perceber e utilizar as quatro operações nos diferentes momentos do processo do trabalho.

     

  4. Propor aos grupos a construção de um mural onde poderão lançar seus desafios e trocar de problemas entre o grupo, promovendo a integração entre as turmas. O professor verifica os dados de cada equipe, faz a contagem dos pontos registrando o resultado do desafio em uma tabela que deverá ficar afixada no mural. E a equipe com mais ponto será a campeã.

     

  5. Propor aos grupos que pensem em que jogo eles gostariam de confeccionar para usar como estratégia e que material seria o mais adequado para isso. Deixar que o grupo combine o jogo que farão. Definir a data em que deverão trazer os materiais e orientá-lo durante a confecção do jogo. Encontrar soluções para problemas que aparecerem durante os trabalhos. Auxiliar os alunos durante a elaboração das regras para que elas fiquem claras e objetivas.

     

  6. Organizar uma confraternização entre os alunos para comemorar o término do trabalho e a participação de todos.

 

RECURSOS:

Folhas de papel sulfite, recortes de encartes de revistas e jornais, sucata, papéis diversos, cola, tesoura, cartolina, papel metro.

 

AVALIAÇÂO

A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de trabalho, tanto por parte do professor quanto dos alunos. O professor deverá observar e intervir nos momentos de dificuldades e trazer propostas que auxiliem os alunos na superação de dificuldades. As atividades deverão ocorrer semanalmente e as questões vão se modificando conforme a classe avança nas resoluções dos problemas e na construção dos jogos

Deverá ser observada a autonomia do aluno na elaboração dos problemas; a atitude do aluno perante o grupo e diante das dificuldades. Ao final do trabalho os alunos poderão falar sobre os seus sentimentos, porém de forma respeitosa, tanto por parte daqueles que venceram quanto por parte dos demais.

 

 

CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO DO PROJETO:

 

ANO 2010

ANO 2011

ATIVIDADES

Jul-Ago

Set-Out

Nov-Dez

Jan-Fev

Mar-Abr

Mai-Jun

1

X

     

2

X

     

3

X

     

4

X

     

5

X

     

6

X

     

 

As atividades deverão ocorrer semanalmente, durante o 3º bimestre. Os dias da semana serão definidos quando da efetivação do estágio, podendo também ocorrer adaptações caso haja necessidades.

REFERÊNCIAS

 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. MATEMÁTICA.

FURNARI, Eva- OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA- Editora Global – 2004.

MACEDO, Lino de. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE REGRAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA. Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia/Laboratório de Psicopedagogia.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA- EXPLORANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA VOLUME 1- Brasília 2004.

 

Novo Viver e Aprender – 1º ao 5º ano- Editora Saraiva.

 

Revista Nova Escola- ANO XXIV- Nº 225- SETEMBRO 2009.

Revista Nova Escola- EDIÇÃO ESPECIAL – MATEMÁTICA- Nº 27

WALLE, Van de, John – Matemática no Ensino Fundamental. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APLICAÇÃO EM SALA DE AULA, Editora Artmed Porto Alegre 6ª Edição. 2009.

 

Imagem retirada do site: www.google.com.br/imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Só quem pode surgir com o novo é o novo. E o novo são as crianças. Com elas, poderão vir as respostas que não encontramos".

 

Professor Ubiratan D`Ambrosio

 

 

 

 

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