As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PLANO ANUAL 5ºANO


PLANO ANUAL DE 4ªSÉRIE / 5º ANO






Português

Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
Participar de
 situações de intercâmbio oral;
Planejar e participar de situações de uso da
 linguagem oral;
Apreciar textos literários;

Selecionar textos de
 acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para compreender
 ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou
 produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar
 textos em parceria com os colegas;
Revisar textos do ponto de vista
 ortográfico.


Conteúdo
Texto instrucional

Texto jornalístico

 Texto científico
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas,
 artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de
 gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
Carta, bilhete, telegrama, convite,
 anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
Uso da
 vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
Leitura
 silenciosa, oral, em grupos.
Ficha de leitura: oral e escrita.

 Interpretação oral, escrita e com desenhos.
Alfabeto, encontro vocálico,
 ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
Acento agudo e circunflexo,
 acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural,
 meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,


Metodologia
Contar
 história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
Ouvir histórias
 em Cds.
Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois
 sugerir que criem a sua história.
Apresentar em folha fotocopiada um
 desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
Fornecer
 material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
Escrever palavras para que delas o aluno crie uma
 história.
Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta
 ao' grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
Apresentar vários
 exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
Criar
 quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos
 corretos, dando sua opinião.
Fazer comentários partindo de gravuras.

 Estatuto da criança e do adolescente.
Produzir receitas de comida, chá...
 contendo "ingredientes" e modo de preparo, também para melhorar o Brasil. Trabalhos em grupo.
Experiência.

Entrevista.

Apresentar bulas de
 remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
Criação de livros com ilustrações.

Gincana das melhores
 produções.
Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do
 livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
Apresentar biografias: do próprio aluno, do
 pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
Música: cantar, trocar a
 letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
Fazer propagandas
 de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
Criar slogans que tenham
 mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
Fazer lista de compras dos
 alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite,
 etc.
Escrever carta ao amigo, e-mail.

Carta cifrada.

Escrever
 carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
Levar as cartas
 até o correio para que possam ser enviadas.
Criar bilhete para um vizinho,
 professora, amigo, mãe...
Correio na escola.

Escrever convites para
 festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
Criar anúncios: observar os
 anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
Pesquisa
 sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
Elaborar
 perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
Diálogos
 com pessoas.
Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer
 parte de um livro.
Uso da sala de informatica.

Dramatizações.

 Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
Discussões orais dos textos, compreensão dos textos
 lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
Uso do
 dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
Cartazes com regras de ortografia, ditados de
 palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
Fazer a correção dos textos criados no
 quadro coletivamente e no caderno.
Recursos
Livros didáticos e
 paradidáticos.
Meios de comunicação audiovisuais.

Revistas, jornais,
 folhetos e propagandas.
Biblioteca

Sala de informática

Estudo do
 meio


Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos
 propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização
 e registros sistemáticos tanto incial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.








Matemática

Objetivo geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
 Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema; Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado
 problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma
 postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou
 refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática; Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.


Conteúdo
Origem dos números;

Numeração egípcia;

 Numeração romana;
Sistema de numeração decimal (comparar com outros
 sistemas);
Números pares e ímpares;

Ordem crescente e
 decrescente;
Antecessor e sucessor;

Valor posicional;

Idéia de
 número e numeral;
Leitura e escrita de numerais;

Composição e
 decomposição de números;
Números ordinais;

Operações fundamentais:
 adição, subtração, multiplicação e divisão;
Prova real;

Expressões
 numéricas;
Sentenças matemáticas;

Situações problema envolvendo as 4
 operações;
Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;

Múltiplos e
 divisores;
Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;

 Formas de uso do dinheiro;
Números irracionais;

Frações - noção,
 problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
Porcentagem;

 Sistema de medidas:
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de
 capacidade, de superfície, de áreas;
Geometria: noções fundamentais –
 retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.


Metodologia
Trabalhos em grupo e individual;

Leitura

 Pesquisa
Dramatização

textos informativos

contagem em grupos

 Exercícios e atividades de fixação
Jogos

escrita de números

 exercícios com situações problema
trabalho com fotocópia do dinheiro
 (Real)
Entrevistas

Preenchimento de cheques

Leitura e escrita dos
 valores
Gincanas

Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas
 calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
Construir retas e
 semi-retas
Calcular a superfície (escola, casa, etc)

Criar situações
 problema com os assuntos estudados
levantamento de informações

 Registro de dados
Riscussões

Troca de idéias

Produções de
 texto
Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos,
 etc)


Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos
 propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização
 e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final. Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.















Geografia
Objetivos
Reconhecer e
 comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
Reconhecer e compreender algumas
 das consequências das transformações causadas pela ação do homem; Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de
 indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente
 reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos
 sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.


Conteúdos
O espaço urbano e o espaço rural;

Os
 transportes e as comunicações;
A dinâmica da natureza;

A população e
 as regiões do Brasil.
Mapas



Metodologia
Uso do quadro;

Criar
 conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos; Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
Entrevista, fotografias
 antigas e atuais;
Linha do tempo;

Criação de mapas do município e do
 estado com legendas;
Localização da cidade, Estado, regiões e país;

 Mapas ;
Confecção de mapas;

Anotações, atividades, jogos;

 Pesquisas;
Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e
 pecuária;
Relacionar as principais atividades econômicas;

Estudos em
 grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.


Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos
 conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da
 organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua
 autoavaliação.











História

Objetivos
 Reconhecer relações sociais
Reconhecer a existencia de diversas fontes
 históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
Reconhecer
 a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

Conteúdo
A formação do povo brasileiro:
 indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
A história da vida pública no Brasil, sob uma
 perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje; Descobrimento;
Colonização;

Mineração;

Trabalho escravo;

 Café;
Independência

República;


Metodologia

Exploração
 oral;
Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos
 e registros de informações;
Desenhos, recortes e colagens;

Propor
 questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates,
 questionamentos;
Relacionar as principais atividades econômicas com o
 desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
Estudos em
 grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras. Linha do tempo;
Uso de recursos midiáticos


Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros
 sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao
 aluno momentos para sua autoavaliação.











Ciências

Objetivos
 Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no
 Planeta Terra;
Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de
 recuperar os que já foram destruídos;
Compreender as necessidades vitais
 dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
Identificar
 comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.


Conteúdo
Universo e Sistema Solar;

Planeta Terra;

Solo,
 ar e água;
Meio ambiente e preservação ambiental;

Poluição;

Corpo
 humano e seus sistemas.

Metodologia
• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
Relatos de experiências pessoais;

Projetos de estudos;

 Seqüências de atividades;
Estudo de textos;

Experimentos ;

Uso de
 recursos midiáticos.

Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos
 quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação
 por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário