As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Filmes
Sugestões de filmes para trabalhar em sala de aula (Sociologia)

• Machuca, Chile/Espanha, 2004: desigualdade social, infância;

• Aos treze, Estados Unidos, 2003: juventude, relações e novas configurações familiares, drogas;

• Mulan, Estados Unidos, 1998: gênero, ser mulher/homem;

• Beleza americana, Estados Unidos, 1999: individualismo e a crise da família;

• O céu de outubro, Estados Unidos, 1999: trajetórias escolares e profissionais a partir da origem social e familiar;

• O sorriso de Mona Lisa, Estados Unidos, 2003: papel da mulher na sociedade;

• Evil - Raízes do mal, Suécia, 2003: juventude, relação jovem-família, jovem-escola, relações de poder na escola;

• Cidade de Deus, Brasil, 2002: violência, pobreza, exclusão, infância e juventude;

• Conversando com mamãe, Argentina, 2004: idosos: sua relação com a família, perspectivas de vida, desemprego e repercussões nas relações familiares, o ideal de felicidade na sociedade atual, sobretudo do ponto de vista das aparências sociais;

• Crash - No limite, Estados Unidos, 2004: preconceito, racismo, relações étnicas, conflitos de convivência, violência;

• Hooligans, Estados Unidos, 2005: violência, violência no futebol, fanatismo de grupos sociais, preconceito, relações de amizade.

Parte integrante do artigo "Cinema para questionar a realidade" (Sociologia), jornal Mundo Jovem, abril de 2007, edição nº 375, página 20.

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