As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Produção de Texto para 4º e 5º ano

 

 

 

Escola _____________________________________________________________________

Aluno(a) : __________________________________________ Ano: ______

Profª Renata Língua Portuguesa Data: _____/______/2011

Objetivo: ler de modo a compreender, interpretar e contrastar informações de conto previamente conhecido.

 

Marina escreveu a história da Chapeuzinho Vermelho, mas não prestou atenção enquanto escrevia. Sendo assim, acabou cometendo diversos erros sobre a história. Circule tudo o que ela fez de errado:

 

 

CHAPEUZINHO AZUL

 

Era uma vez uma menina que vivia com um chapeuzinho azul e por esse motivo, todos a chamavam de Chapeuzinho Azul.

Certo dia, seu avô ficou muito doente e a mãe de Chapeuzinho fez uma deliciosa feijoada para que a menina levasse ao avô, que morava em um bambuzal. Antes mesmo que Chapeuzinho saísse de casa, a mãe lhe recomendou que não falasse com estranhos.

No caminho para a casa do avô, Chapeuzinho parou para colher alguns cogumelos e um lobo muito mau a avistou.

Não demorou para o lobo lhe perguntar para onde ia e o que carregava. Inocente, a menina lhe contou tudo e enquanto ela terminava de se bronzear, o lobo correu para a casa do avô da Chapeuzinho.

Chegando lá, o lobo trancou o vovô na geladeira e fingiu ser ele, deitando-se em sua cama e vestindo suas roupas.

Quando Chapeuzinho chegou, entrou na casa e foi direto para o porão do avô, encontrando-o deitado em uma rede. Disse ter lhe trazido uma feijoada e muitos cogumelos e achou o avô muito estranho.

Chapeuzinho perguntou sobre suas orelhas, seus olhos, seu nariz, seu óculos, seu bigode e, quando finalmente perguntou sobre a boca, o grande lobo lhe disse que ia devorá-la.

A menina saiu correndo, muito feliz e no caminho cruzou com um astronauta que passava por ali. Ao ver o lobo, ele entendeu a situação, colocou o lobo num foguete e o mandou para o espaço.

O astronauta ajudou Chapeuzinho a soltar seu avô e todos comeram a deliciosa feijoada.

 

  • Reescreva a história tradicional, arrumando as partes que você circulou.

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