As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Linguagem Oral e Escrita

Linguagem oral e escrita

 

Quando o bebê se expressa com gestos e gritos, ele tem uma imitação, mesmo sem ou com pouco vocabulário ou ainda não falam com desenvoltura, a criança participa da atividade comunicativa. Cabe ao professor reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e balbucios para promover a interação no grupo. Através de cantigas de rodas, parlendas e outras canções como as de ninar, que são meios de propiciar o contato e as brincadeiras com as palavras e de estimular as suas sonoridades, as rodas de conversa, feitas diariamente, ajuda a praticar a fala, comentar preferências e trocar informações sobre as famílias são, oportunidades de praticar a linguagem oral e a interação com os outros aprende-se a escutar, discutir regras e a argumentar. Os três (3) primeiros anos é período sensório-motor caracterizado pela inteligência prática, o conhecimento se faz através dos órgãos dos sentidos e das ações corporais, através de esquemas de ação: olhar, agarrar, ouvir, sentir com a pele, alcançar com a boca, as crianças desta faixa etária representam a escrita através dos gestos, desenhos e faz-de-conta, sendo cada um, um momento deferente, os quais devem ser vividos cada um no seu tempo. A escrita deve ser cultivada para que se tornem elementos da vida das crianças estando relacionado e/ou associado tanto à construção do discurso oral como do escrito para que haja o letramento. Para aprender a ler e a escrever a criança precisa construir um conhecimento conceitual, precisa compreender o que a escrita representa e de que forma ela representa como; grafia, linguagem, treinando várias habilidades sensório-motor, fazendo parte do processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita.

 

PROJETO

TEMA-- Prática da escrita e da leitura de diversas linguagens.

PÚLBLICO ALVO--Turma infantil, Pré-escola

TEMPO-- Um(1) bimestre

 

JUSTIFICATIVA

Esta proposta pedagógica baseia-se na convicção de que as principais terefas do educador é ser mediador do conhecimento ao lado da criança, por ser o elemento chave do processo ensino-aprendizagem. Coordenando as atividades, orientando-as e estimulando-as constantemente para o seu maior desenvolvimento, possibilitando assim, o agir e reagir da criança, como construtor de sua aprendizagem em seu processo de desenvolvimento.

OBJETIVOS--Proporcionar o desenvolvimento da prática de leitura e escrita observando a diversidade de obras, estilos e autores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS—

  • Utilizar a linguagem oral, adequando-a a intenções comunicativas, nas conversas em grupos, expressando opiniões, argumentos, discussão de regras e aprender a ouvir opiniões.
  • Participar de situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação, no contato cotidiano com revistas, livros, slides, filmes.

CONTEÚDOS

  • Relatos de fatos e/ou experiências cotidianas
  • Descrição de cenas
  • Interessa-se pela leitura de histórias
  • Interpretações de imagens
  • Receitas
  • Recontos de fábulas e lendas
  • Trava-línguas
  • Músicas
  • Parlendas
  • Dinâmicas

 

SUGESTÕES METODOLÓGICAS

  • Hora da novidade
  • Varal de trava-línguas
  • Hora do conto ( escutar textos lidos pela professora e CD)
  • Show de calouros
  • Produção coletiva e individual (textos e desenhos)
  • Produção de cartazes

 

ORIENTAÇÕES

  • Escutar a criança, dar atenção ao que ela fala.
  • Selecionar as fábulas e/ou parlendas, levando em consideração à faixa etária da turma.
  • Ler em voz alta e pausadamente com pronúncia e entonação adequada
  • Utilizar recursos como: cartazes, desenhos, pinturas, caixas- surpresas ( para fazer a inserção dos textos nas aulas) e dramatização.
  • Exercitar a leitura visual solicitando a interpretação de imagens e/ou cenas
  • Registrar as competências desenvolvidas (ouvir, falar, observar)

     

NO DECORRER DO PROJETO

  • Recordar a história com a classe a partir de algumas perguntas, como:
  • Como a história se inicia?
  • Qual o nome da história? Etc.
  • Solicitar que os alunos recontem o texto através desenhos .
  • Fixar em cartaz, o texto para apreciação.
  • Trazer quebra-cabeça com cenas ou personagens da história.
  • Preparar uma dramatização para o fim do mês ou unidade.
  • Modelar personagens durante os ensaios da dramatização.
  • Levar CDs para o show de calouros, improvisar microfones.
  • Confeccionar com os alunos uma bandinha de sucatas.
  • Explorar ritmos.

     

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Criar cruzadinhas, caça-palavras, jogo da forca, com o tema da aula, para que os alunos comecem a identificar letras.
  • Criar um cantinho da leitura na sala de aula.
  • Fazer troca de livros para interação com as famílias, levando-os para casa.
  • Promover uma discussão reflexiva sobre as atitudes dos personagens.
  • Iniciar histórias para que os alunos deem continuação
  • Incentivar relatos de experiências vividas pelos alunos.
  • Atenção às falas das crianças, aos movimentos, gestos e demais ações expressivas.
  • Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor, que fará um cartaz ou escreverá na lousa.
  • Repetir palavras do texto

AVALIAÇÃO

Observação do interesse, envolvimento, reações interpessoais, criatividade, desempenho e registro.

RECURSOS

Livros, revistas, DVDs, CDS, colas, tesouras, lápis diversos, papéis variados, sucatas, entre outros.

COMO EXPANDIR ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA SICIALMENTE RELEVANTES NA ESCOLA

Levando para a sala de aula uma proposta pedagógica consistente, um planejamento adequado onde, a consideração e organização do tempo, espaço e materiais, sejam em função das características da turma, desenvolvendo diversas linguagens para ampliar as capacidades cognitivas, trabalhar com identidade e autonomia, desenvolver a imaginação com experimentação dando uma estrutura sólida para que os alunos sintam-se seguros.

 

 

 

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