Linguagem oral e escrita
 
 Quando o bebê se expressa com gestos e gritos, ele tem uma imitação, mesmo sem ou com pouco vocabulário ou ainda não falam com desenvoltura, a criança participa da atividade comunicativa. Cabe ao professor reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e balbucios para promover a interação no grupo. Através de cantigas de rodas, parlendas e outras canções como as de ninar, que são meios de propiciar o contato e as brincadeiras com as palavras e de estimular as suas sonoridades, as rodas de conversa, feitas diariamente, ajuda a praticar a fala, comentar preferências e trocar informações sobre as famílias são, oportunidades de praticar a linguagem oral e a interação com os outros aprende-se a escutar, discutir regras e a argumentar. Os três (3) primeiros anos é período sensório-motor caracterizado pela inteligência prática, o conhecimento se faz através dos órgãos dos sentidos e das ações corporais, através de esquemas de ação: olhar, agarrar, ouvir, sentir com a pele, alcançar com a boca, as crianças desta faixa etária representam a escrita através dos gestos, desenhos e faz-de-conta, sendo cada um, um momento deferente, os quais devem ser vividos cada um no seu tempo. A escrita deve ser cultivada para que se tornem elementos da vida das crianças estando relacionado e/ou associado tanto à construção do discurso oral como do escrito para que haja o letramento. Para aprender a ler e a escrever a criança precisa construir um conhecimento conceitual, precisa compreender o que a escrita representa e de que forma ela representa como; grafia, linguagem, treinando várias  habilidades sensório-motor, fazendo parte do processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita.
 
 
PROJETO
TEMA-- Prática da escrita e da leitura de diversas linguagens.
PÚLBLICO ALVO--Turma infantil, Pré-escola
TEMPO-- Um(1) bimestre
 
JUSTIFICATIVA
Esta proposta pedagógica baseia-se na convicção de que as principais terefas do educador é ser mediador do conhecimento ao lado da criança, por ser o elemento chave do processo ensino-aprendizagem. Coordenando as atividades, orientando-as e estimulando-as constantemente para o seu maior desenvolvimento, possibilitando assim, o agir e reagir da criança,  como construtor de sua aprendizagem em seu processo de desenvolvimento.  
OBJETIVOS--Proporcionar o desenvolvimento da prática de leitura e escrita observando a diversidade de obras, estilos e autores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS—
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a intenções comunicativas, nas conversas em grupos, expressando opiniões, argumentos, discussão de regras e aprender a ouvir opiniões.
 
- Participar de situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
 
- Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação, no contato cotidiano com revistas, livros, slides, filmes.
 
CONTEÚDOS
- Relatos de fatos e/ou experiências cotidianas
 
- Descrição de cenas
 
- Interessa-se pela leitura de histórias
 
- Interpretações de imagens
 
- Receitas
 
- Recontos de fábulas e lendas
 
- Trava-línguas
 
- Músicas 
 
- Parlendas
 
- Dinâmicas
 
 
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
 
ORIENTAÇÕES
- Escutar a criança, dar atenção ao que ela fala. 
 
- Selecionar as fábulas e/ou parlendas, levando em consideração à faixa etária da turma.
 
- Ler em voz alta e pausadamente com pronúncia e entonação adequada
 
- Utilizar recursos como: cartazes, desenhos, pinturas, caixas- surpresas ( para fazer a inserção dos textos nas aulas) e dramatização.
 
- Exercitar a leitura visual solicitando a interpretação de imagens e/ou cenas
 
- Registrar as competências desenvolvidas (ouvir, falar, observar)
 - 
  
NO DECORRER DO PROJETO
- Recordar a história com a classe a partir de algumas perguntas, como:
 
- Como a história  se inicia? 
 
- Qual o nome da história?  Etc.
 
- Solicitar que os alunos recontem o texto através desenhos .
 
-  Fixar em cartaz, o texto para apreciação.
 
- Trazer quebra-cabeça com cenas ou personagens da história.
 
- Preparar uma dramatização para o fim do mês ou unidade.
 
- Modelar personagens durante os ensaios da dramatização.
 
- Levar CDs para o show de calouros, improvisar microfones.
 
- Confeccionar com os alunos uma bandinha de sucatas.
 
- Explorar ritmos.
 - 
  
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Criar cruzadinhas, caça-palavras, jogo da forca, com o tema da aula, para que os alunos comecem a identificar letras.
 
- Criar um cantinho da leitura na sala de aula.
 
- Fazer troca de livros para interação com as famílias, levando-os para casa.
 
- Promover uma discussão reflexiva sobre as atitudes dos personagens.
 
- Iniciar histórias para que os alunos deem continuação
 
- Incentivar relatos de experiências vividas pelos alunos.
 
- Atenção às falas das crianças, aos movimentos, gestos e demais ações expressivas.
 
- Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor, que fará um cartaz ou escreverá na lousa.
 
- Repetir palavras do texto
 
AVALIAÇÃO
Observação do interesse, envolvimento, reações interpessoais, criatividade, desempenho e registro.
RECURSOS
Livros, revistas, DVDs, CDS, colas, tesouras, lápis diversos, papéis variados, sucatas, entre outros.
COMO EXPANDIR ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA SICIALMENTE RELEVANTES NA ESCOLA
Levando para a sala de aula uma proposta pedagógica consistente, um planejamento adequado onde, a consideração e organização do tempo, espaço e materiais, sejam em função das características da turma, desenvolvendo diversas linguagens para ampliar as capacidades cognitivas, trabalhar com identidade e autonomia, desenvolver a imaginação com experimentação dando uma estrutura sólida para que os alunos sintam-se seguros. 
 
 
				 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário