Linguagem oral e escrita
Quando o bebê se expressa com gestos e gritos, ele tem uma imitação, mesmo sem ou com pouco vocabulário ou ainda não falam com desenvoltura, a criança participa da atividade comunicativa. Cabe ao professor reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e balbucios para promover a interação no grupo. Através de cantigas de rodas, parlendas e outras canções como as de ninar, que são meios de propiciar o contato e as brincadeiras com as palavras e de estimular as suas sonoridades, as rodas de conversa, feitas diariamente, ajuda a praticar a fala, comentar preferências e trocar informações sobre as famílias são, oportunidades de praticar a linguagem oral e a interação com os outros aprende-se a escutar, discutir regras e a argumentar. Os três (3) primeiros anos é período sensório-motor caracterizado pela inteligência prática, o conhecimento se faz através dos órgãos dos sentidos e das ações corporais, através de esquemas de ação: olhar, agarrar, ouvir, sentir com a pele, alcançar com a boca, as crianças desta faixa etária representam a escrita através dos gestos, desenhos e faz-de-conta, sendo cada um, um momento deferente, os quais devem ser vividos cada um no seu tempo. A escrita deve ser cultivada para que se tornem elementos da vida das crianças estando relacionado e/ou associado tanto à construção do discurso oral como do escrito para que haja o letramento. Para aprender a ler e a escrever a criança precisa construir um conhecimento conceitual, precisa compreender o que a escrita representa e de que forma ela representa como; grafia, linguagem, treinando várias habilidades sensório-motor, fazendo parte do processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita.
PROJETO
TEMA-- Prática da escrita e da leitura de diversas linguagens.
PÚLBLICO ALVO--Turma infantil, Pré-escola
TEMPO-- Um(1) bimestre
JUSTIFICATIVA
Esta proposta pedagógica baseia-se na convicção de que as principais terefas do educador é ser mediador do conhecimento ao lado da criança, por ser o elemento chave do processo ensino-aprendizagem. Coordenando as atividades, orientando-as e estimulando-as constantemente para o seu maior desenvolvimento, possibilitando assim, o agir e reagir da criança, como construtor de sua aprendizagem em seu processo de desenvolvimento.
OBJETIVOS--Proporcionar o desenvolvimento da prática de leitura e escrita observando a diversidade de obras, estilos e autores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS—
Utilizar a linguagem oral, adequando-a a intenções comunicativas, nas conversas em grupos, expressando opiniões, argumentos, discussão de regras e aprender a ouvir opiniões.
Participar de situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação, no contato cotidiano com revistas, livros, slides, filmes.
CONTEÚDOS
Relatos de fatos e/ou experiências cotidianas
Descrição de cenas
Interessa-se pela leitura de histórias
Interpretações de imagens
Receitas
Recontos de fábulas e lendas
Trava-línguas
Músicas
Parlendas
Dinâmicas
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
ORIENTAÇÕES
Escutar a criança, dar atenção ao que ela fala.
Selecionar as fábulas e/ou parlendas, levando em consideração à faixa etária da turma.
Ler em voz alta e pausadamente com pronúncia e entonação adequada
Utilizar recursos como: cartazes, desenhos, pinturas, caixas- surpresas ( para fazer a inserção dos textos nas aulas) e dramatização.
Exercitar a leitura visual solicitando a interpretação de imagens e/ou cenas
Registrar as competências desenvolvidas (ouvir, falar, observar)
NO DECORRER DO PROJETO
Recordar a história com a classe a partir de algumas perguntas, como:
Como a história se inicia?
Qual o nome da história? Etc.
Solicitar que os alunos recontem o texto através desenhos .
Fixar em cartaz, o texto para apreciação.
Trazer quebra-cabeça com cenas ou personagens da história.
Preparar uma dramatização para o fim do mês ou unidade.
Modelar personagens durante os ensaios da dramatização.
Levar CDs para o show de calouros, improvisar microfones.
Confeccionar com os alunos uma bandinha de sucatas.
Explorar ritmos.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Criar cruzadinhas, caça-palavras, jogo da forca, com o tema da aula, para que os alunos comecem a identificar letras.
Criar um cantinho da leitura na sala de aula.
Fazer troca de livros para interação com as famílias, levando-os para casa.
Promover uma discussão reflexiva sobre as atitudes dos personagens.
Iniciar histórias para que os alunos deem continuação
Incentivar relatos de experiências vividas pelos alunos.
Atenção às falas das crianças, aos movimentos, gestos e demais ações expressivas.
Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor, que fará um cartaz ou escreverá na lousa.
Repetir palavras do texto
AVALIAÇÃO
Observação do interesse, envolvimento, reações interpessoais, criatividade, desempenho e registro.
RECURSOS
Livros, revistas, DVDs, CDS, colas, tesouras, lápis diversos, papéis variados, sucatas, entre outros.
COMO EXPANDIR ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA SICIALMENTE RELEVANTES NA ESCOLA
Levando para a sala de aula uma proposta pedagógica consistente, um planejamento adequado onde, a consideração e organização do tempo, espaço e materiais, sejam em função das características da turma, desenvolvendo diversas linguagens para ampliar as capacidades cognitivas, trabalhar com identidade e autonomia, desenvolver a imaginação com experimentação dando uma estrutura sólida para que os alunos sintam-se seguros.
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