As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A corporeidade demonstra a todo o momento os seus anseios e a sua necessidade de
resgate quanto aos princípios de compreensão do ser “trino” que nós somos, visto que da
mesma forma que necessitamos dar exercício aos órgãos físicos, precisamos “dar pasta” ao
nosso intelecto e nos moralizarmos enquanto Seres Humanos, como outrora.

Pensar no homem como uma unidade corpóreo-integrada é buscar compreendê-lo em
sua corporeidade inserida na totalidade humana, em um contexto vivo e de corpo presente,
construído historicamente por experiências singulares de cada ser.

O homem como um ser-no-mundo não deve ser visto apenas entre dois polos: corpo e
alma, historicamente discutidos por pensamentos filosóficos, mas sim como uma unidade
existencial, como uma trindade que sente, pensa e age, como um ser possuidor de corpo, matéria
que se movimenta e dá significado e simbolismo às suas ações, a alma em representação
ao inteligível e o espírito como a unidade existencial, pois segundo Gonçalves (2005, p. 75)
para entender esta unidade existencial é necessário compreendê-lo como uma subjetividade
encarnada, como um ser espiritual e corpóreo, onde formam uma síntese dialética, que não
permite pensar o homem sem pensar no mundo no qual ele se projeta e nem o mundo sem o
homem que o constitui e lhe dá consistência de ser.

Se analisarmos esta ocorrência,  veremos que daí se processa uma grande
oportunidade de transformação, onde damos a nossos alunos a oportunidade de refletirem
sobre as possíveis mudanças de posturas, pensarem o seu mundo, sobre preconceito, diversidade,
enfim, em diversos mecanismos de transformação do mundo.

Fonte: Módulo da Disciplina Educação e Corporeidade





















Um comentário:

  1. Olá Equipe Construindo Saberes!
    Fiquei feliz em descobrir esse espaço maravilhoso.
    Já tive oportunidade de participar de um curso oferecido pelo MEC, na oportunidade encontrei com uma de vocês....adivinhe quem????
    Abraços Luiz

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