EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE
Atividade Teórico Prática Etapa 1 e 2
“Brincar com crianças, não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mas triste ainda é vê-los sentados sem ar, com exercícios estéreis sem valor para a formação do homem”
Carlos Drummond de Andrade
PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO A CONSTRUIR
A importância da Brinquedoteca/ Ludoteca na escola
EQUIPE CONSTRUINDO SABERES
8º Período/ Circuito 8
Alaíde Nascimento
Ângela Maria Ferreira Nascimento
Eliana Leal Oliveira
Iaraci da Paixão Freire de Lima
Lucimeire Souza de Lima
Maria Carolina Sampaio Modesto
Patrícia Santos Melo de Assis
Wancleide Santana de Oliveira
APRESENTAÇÃO
A Atividade lúdica é de fundamental importância para as crianças, pois quando representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado dentro da sala de aula. Atualmente as crianças passam grande parte de suas vidas sentadas em salas de aulas e esse quadro precisa se reverter, pois as crianças são dotadas de mobilidade e criatividade, e como diz FREIRE (1989: 14): “sugiro que, a cada início de ano letivo, por ocasião das matrículas, também o corpo das crianças seja matriculado”. Entendemos dessa forma, que o lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos.
Segundo VYGOTSKY apud REGO (1995: 819), o mesmo comenta que “através do brinquedo, a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivação interna, podendo ainda utilizar materiais que servirão para representar uma realidade ausente”. Tanto pela criação de situações imaginárias como pela apropriação de regras específicas o brinquedo irá interferir na zona de desenvolvimento proximal da criança, uma vez que na medida em que a criança desempenha nas suas brincadeiras papéis e situações para os quais ainda não estão preparadas na vida real. Ao brincar com outras pessoas, a criança aprende a viver socialmente, respeitando regras, cumprindo normas, esperando a sua vez e interagindo de uma forma mais organizada.
Para a autora (CUNHA, 2005) brincando a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.
"ao ver um brinquedo, toda criança é tocada pela sua proposta; reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa; analisa, compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também. Enriquecendo seu mundo interior, tem mais a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que a cerca".
Sendo a forma mais natural de expressão das crianças, o brinquedo desafia, motiva a aprendizagem porque propicia ludicidade e o espaço lúdico é essencial para oportunizar o desenvolvimento das interações sociais, das múltiplas inteligências, dos limites básicos indispensáveis para o convívio em grupo, da responsabilidade coletiva, do prazer de brincar, explorar, descobrir, criar.
JUSTIFICATIVA:
Sendo a brinquedoteca um espaço de aprendizagens significativas, prazerosas e cooperativas, a criança aprende pelo manuseio de materiais, de cores, de tamanhos, de formas, de sons, de texturas e resistências diferentes. Com a riqueza do material lúdico e de sucata, reconhece, identifica as semelhanças e diferenças, abstrai, classifica, simboliza.
Para a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI), a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular o brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. Os jogos e brincadeiras significam a possibilidade de auxiliar o professor na tarefa de ensinar, dando-lhe condições de trabalho para a ampliação do conhecimento da criança de forma lúdica, prazerosa, agindo e interagindo com o objeto de conhecimento e com o outro, se constituindo num momento ideal para o professor poder observá-las e conhecê-la de forma mais completa.
O Projeto Brincando e Aprendendo a Construir, foi elaborado para uma Escola Municipal X onde atende um total de 119 (cento e dezenove) alunos matriculados nas séries iniciais. A escola dispõe de uma sala ociosa, prevista para esse fim. O espaço visa atender crianças de todas as idades, sendo organizado de modo que atenda suas necessidades onde através da exploração e experimentação com variedade de livros, brinquedos e jogos desenvolvam suas habilidades e potencialidades, como também, a integração nas relações sociais.
Entendemos que o “brincar” influencia o intelecto, a parte emocional e o corpo da criança proporcionando momentos de convivência saudável, pois pela utilização coletiva dos brinquedos, assim como a brincadeira em grupo, ela aprende a conhecer a si própria, as pessoas que a cercam, as relações entre pessoas e os papéis que assumem, contribuindo dessa forma para elevar o seu autoconhecimento.
Por entendermos que os jogos e os brinquedos expressam valores e proporcionam oportunidades para assimilação de idéias e formação de príncipios nas crianças, elaboramos como complemento do projeto, um acervo de jogos e brincadeiras, que contém amplas atividades que desenvolvem a atenção, o hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais e psicomotoras.
A brinquedoteca disponibilizará de um acervo diversificado de livros didáticos e de Literatura Infantil, bem como de CDs, DVDs e fitas para atividades pedagógicas lúdicas. Como uma forma de incentivo à leitura, construímos uma biblioteca móvel feita com material cami, de cor chamativa, para que as crianças através da literatura se transportem a um mundo de sensações e emoções com diversas dicas de livros interessantes, selecionados com carinho, para que façam de suas leituras, agradáveis horas de lazer.
OBJETIVO GERAL
Alimentar a vida interior das crianças é a proposta do “Projeto Brincando e aprendendo a construir”, dando-lhes oportunidade para que, brincando, liberem sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, de liberar sua afetividade e de ter suas fantasias aceitas e favorecidas para que, através do mundo mágico do faz-de-conta, possam explorar seus próprios limites e partir para a aventura que poderá levá-las ao encontro de si mesmas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
§ Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação;
§ Desenvolver uma proposta (metodologia) holística de trabalho junto às crianças, que receberão informações de áreas multidisciplinares;
§ Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
§ Participar de variadas situações de comunicação oral;
§ Estimular a criatividade e a sociabilidade das crianças;
§ Aumentar o repertório de brincadeira infantil;
§ Participar de situações de socialização;
§ Participar de jogos que sejam trabalhados regras em grupos;
§ Construção de brinquedos com sucatas;
§ Registrar as diferentes formas de brincar;
§ Oportunizar as crianças conhecerem outros brinquedos, diferentes dos equipamentos modernos que fazem parte da realidade deles.
CONTEUDO:
Ø Movimento:
· Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
· Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras;
· Natureza e sociedade;
· Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Ø Musica:
· Participações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
· Artes;
· Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus trabalhos artísticos;
· Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção;
· Linguagem Oral e Escrita;
· Uso da linguagem oral para conversar e brincar;
· Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas;
· Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
TEMAS TRANSVERSAIS
- Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
- Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
- Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
METODOLOGIA
O método a utilizar para a consolidação deste projeto dar-se-á primeiramente na arrumação do espaço ocioso cedido pela escola, que poderá ser organizado com a participação das crianças, famílias ou um profissional de apoio da escola que irão participar do projeto; promover reuniões com as mesmas com o objetivo de esclarecer sobre a brinquedoteca; planejar as atividades mediante as necessidades da criança; montar oficinas para construção de brinquedos; buscar parcerias na comunidade para a obtenção de recursos financeiros e ou materiais, cuja finalidade será a de enriquecer as atividades da brinquedoteca e, por fim, promover e participar de encontros de capacitação.
DIFERENTES ESPAÇOS DA BRINQUEDOTECA
- Canto da história, com um varal ou armário com fantasias, cadeiras e mesas, colchonetes e um espelho.
- Cantinho de aprendizagem com um flanelógrafo de material acessível que pode ser transformado em biblioteca móvel com dias marcados para visitar as salas de aula ou a área de recreio para que os alunos possam manusear trocar e tomar emprestado os livros de literatura infantil disponível para cultivar o hábito de leitura e o cuidado com os livros.
- Canto das invenções, com materiais de sucata para oficinas de construção de objetos, ampliando para a participação da família uma vez ou duas por mês.
- Canto de jogos com uma variedade de jogos que estimulem o interesse, a curiosidade das crianças, podendo ser criados pelos professores com a participação dos alunos e família.
- Canto dos brinquedos, caixas com brinquedos educativos, doados ou não pela comunidade e construídos no canto das invenções;
- Canto do desenho com uma pequena estante ou caixa organizadora, onde deve ter lápis variados, papéis, tinta e pincéis.
OPÇÕES DE JOGOS PARA A LUDOTECA:
§ Quebra-cabeça com figuras,
§ Dominó das letras,
§ Jogo da memória com alimentos,
§ Boliche,
§ Peãozinho,
§ Produção de massinha,
§ Brincando com quebra- cabeça de madeira,
§ Amarelinha,
§ Brincadeiras de rodas.
BRINCADEIRAS DIRIGIDAS COM REGRAS SIMPLES:
· Cobra- cega, Andar de trem, Corre cotia, Batata quente, Põe a mão na cabeça (musica da raposa), dança da cadeira, Dança com bexigas, dentre outras.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
§ Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância;
§ Pesquisa em livros e na internet, sobre a origem de alguns brinquedos e brincadeiras;
§ Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças (boliche, peteca, vai vem, pião, roscas e outros);
§ Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PELA BRINQUEDOTECA
A parceria com comunidade escolar é muito bem vinda, pois seus alunos terão a oportunidade de ter novas experiências educacionais em um ambiente diferenciado.
• Excursões
• Visitas a museus, fábricas de brinquedos, parques ecológicos, pontos turísticos
• Lanches coletivos
• Comemoração de Aniversários
• Orientação às tarefas escolares das crianças
• Passeios, Shows
• Oficinas (de corpo, de pipas, de marcenaria, de produção e restauração de brinquedos, etc.)
• Gincanas
• Festas ( bingos, dia das crianças e outros eventos)
• Cursos e palestras para pais e profissionais sobre literatura, crianças e brinquedos
• Hora do Conto
• Teatro infantil/ de fantoches
• Origami (dobraduras de papel)
• Aeróbica
• Colagem, massa de modelagem, cerâmica, pintura, desenho, recortes
• Feiras de troca de brinquedos, livros e gibis
• Sessões de vídeos
• Tarde de autógrafos com escritores
• Criação de Jornal, Confecção de livros, encadernação
• Bandinha musical
• Dramatização
• Estímulo à leitura
• Visitas à outras brinquedotecas, e convites à escolas
• Bazar da pechincha, Leilões de Livros
• Campanhas educativas e de saúde (Divulgação)
• Trabalhos: manuais com sucata; Sensibilizar as crianças no uso de material de reciclagem na construção de brinquedos: sucatoteca;
• Auxiliar professores em seus conteúdos programáticos, enriquecer a atividade principal -brincar- com outras de linguagens diversificadas (histórias, músicas, filmes, poesias…)
• Treinamentos abertos à comunidade
• Casinha de bonecas
• Museu do brinquedo/ Exposição de Arte
RECURSOS FINANCEIROS
O projeto contará com recursos financeiros da própria escola, no tocante à instalação.
RECURSOS HUMANOS
Crianças, familiares, pessoal de apoio da escola e a comunidade em geral.
RECURSOS DE CONSUMO
Além das instalações e dos equipamentos já existentes assim mesmo se fazem necessário:
▪ Ampliar e estabelecer um mecanismo permanente de atualização de livros de literatura infanto-juvenil;
▪ Estoque permanente de material didático de consumo;
▪ Reposição e atualização de brinquedos e 1(um) computador conectados à internet, além de 1 (um) televisor, 1 (um) aparelho de DVD e 1 (um) retroprojetor.
RECURSOS TÉCNICOS
A proposta desse projeto é realizar em conjunto com os professores toda a parte teórica do planejamento da brinquedoteca, para que finalmente venha a ser colocado em prática. Serão desenvolvidos em sala de aula a confecção de vários brinquedos, para serem utilizados nas práticas educacionais com crianças.
CONCLUSÃO:
Vimos que, inúmeros estudos mostram que a socialização é tão necessária para o desenvolvimento infantil quanto à nutrição, cuidados com a saúde e outros fatores que satisfazem as necessidades vitais da criança.
Por este motivo, apresentamos neste projeto algumas ideias básicas sobre a criação de uma brinquedoteca para a Escola Municipal X, a partir de leituras e visitas realizadas.
Como cita Kishimoto “cada brinquedoteca apresenta o perfil da comunidade que lhe dá origem”. Portanto, caberá aos componentes da Equipe Construindo Saberes, a operacionalização das ideias contidas neste projeto com vistas à sua implantação, dentro da atual gestão.
Destacamos um pequeno trecho escrito por Célestin Freinet (1896-1966), que entre outras coisas chama-nos a atenção para um fato que já o preocupava no seu tempo: "Se você não voltar a ser como uma criança (...) não entrará no reino encantado da pedagogia (...). Em vez de procurar esquecer a infância, acostume-se a revivê-la; reviva-a com os alunos, procurando compreender as possíveis diferenças originadas pela diversidade de meios e pelo trágico dos acontecimentos que influenciam tão cruelmente a infância contemporânea. Compreenda que essas crianças são mais ou menos o que você era há uma geração. Você não era melhor do que elas, e elas não são piores do que você; portanto, se o meio escolar e social lhes fosse mais favorável, poderiam fazer melhor do que você, o que seria um êxito pedagógico e uma garantia de progresso."
E por tudo que já foi exposto aqui, concluímos que um ambiente lúdico, com certeza contribuirá para o desenvolvimento de experiências de sucesso no espaço escolar possibilitando à criança a oportunidade de desenvolver a iniciativa, a autonomia e enriquecer as interações sociais.
REFERÊNCIAS:
CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para
utilização e confecção de brinquedos. Rio de janeiro: FAE, 1988.91
____________. Brincar, pensar, conhecer: jogos e atividades para você fazer com suas crianças. São Paulo: Maltese, 1998
____________. Brinquedo Linguagem e alfabetização. Editora: Vozes Ano: 2004 Número de páginas: 128
____________. Brinquedoteca, um mergulho no brincar. Editora: Aquariana, Ano: 2007, Edição: 1, Número de Páginas: 136
CUNHA, Nylse Helena da Silva &KRAFT Sandra. Brincando- Aprendendo e Desenvolvendo o pensamento matemático. Editora: Vozes, Ano: 2005. Número de páginas: 141.
FREIRE, João Batista. Educação Física de Corpo Inteiro_ Teoria e Prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989. BROUGÉRE, Gilles. – Brinquedo e cultura, São Paulo- SP; Cortez. 1995.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brincadeira e a educação. 9.ed. São Paulo: Cortez 2006.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
VALLE, L Ribeiro, Luiza Elena - Brincar de Aprender - Uni-duni-tê: o escolhido foi você! Wak Editora.
IMAGENS- retiradas do site: www.google/images.com.br
ACERVO DE JOGOS E BRINCADEIRAS
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS:
1) Cobra-cega
§ Objetivo:
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil.
§ Procedimentos:
Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para ser a cobra-cega. Esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda e ao comando da educadora começará andar até chegar em uma criança passando as mãos em seu rosto, cabelo, e em seguida tentar identificá-la, esta dará continuidade ao jogo.
2) Corre Cutia:
§ Objetivos:
Desenvolver a práxis global (coordenação motora), agilidade corporal.
§ Procedimentos:
As crianças sentarão em uma roda e cantarão a musica “Corre Cutia”, uma será a comandante e as outras respondentes, o comandante terá nas mãos um lenço e colocará, na ultima frase, atrás de uma criança. Essa criança deverá pegar o lenço e correr para pegar a que colocou. Esta por sua vez, deve sentar-se rapidamente no local da outra, e assim sucessivamente.
3) Batata Quente:
§ Objetivos:
Contribuir para socialização das crianças; desenvolver atenção e agilidade enquanto brincam.
§ Material:
Uma bola ou água para servir como uma bata quente.
§ Procedimentos:
As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro, uma delas, escolhida por sorteio, começa a brincadeira sentada de costa para o grupo, cantando “Batata quente? Quente, queimou!” A criança que estiver com o objeto na mão nesse momento deverá continuar cantando.
SUGESTÕES DE BRINQUEDOS:
1) Quebra-cabeça com figuras
§ Objetivo:
Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise e síntese visual.
§ Procedimentos:
Selecionar figuras, que as crianças achem interessantes na revistas, recortá-las, colá-las em uma cartolina ou papel cartão, em seguida determinar as formas como serão divididas e recortadas em alguns pedaços. Em seguida a proposta é brincar de montar novamente as figuras encaixando as peças no lugar certo.
2 ) Dominó dos números e quantidades
§ Objetivo:
Familiarizar as crianças com os números e suas respectivas quantidades, promovendo a discriminação e a comparação das diferenças, desenvolver a concentração.
§ Procedimentos:
O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total de 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças observaram e encaixaram cada número próximo à sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.
3) Jogo da memória com frutas:
§ Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, a memorização e principalmente a capacidade de observação.
§ Procedimentos:
Recortar quadrados no tamanho 15x15 no papelão, onde devem ser desenhadas algumas frutas escolhidas pelas crianças As figuras devem ser confeccionadas em pares. Além de desenhar e pintar o material é muito divertido de brincar.
4) Boliche:
§ Objetivo:
Desenvolver noções de quantidades e sequência numérica de 1 a 12.
§ Procedimentos:
Confeccionar um boliche com 12 garrafas pet, contendo a sequência numérica de 1 a 12. Ao apresentar o jogo, os alunos irão se familiarizar com os números e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados à contagem do número de garrafas que foram derrubadas.
5) Piãozinho;
Objetivo:
Desenvolver a concentração e a coordenação motora.
Procedimento:
Fazer canudinhos com revista, depois enrolá-los no palito de churrasco, colando-o próximo ao lado pontiagudo.
6) Bolinhas de gude
Objetivo:
Desenvolver a concentração e a coordenação motora.
Procedimento
| BIROCA: são feitos quatro buracos - as "birocas" - na terra. Os jogadores (de 2 a 4) jogam suas bolinhas até a primeira "biroca". Quem ficar mais perto dela iniciará o jogo. A partir daí, deverá percorrer todo o "circuito", ou seja, colocar sua bolinha em cada um dos buracos. Após isso, poderá "matar" a bolinha dos adversários, ou seja, atingirá a bolinha do adversário com a sua, eliminando-o do jogo. Se errar a "biroca" ou a bolinha do adversário, "perde a vez". E assim por diante... |
SUGESTÕES JOGOS:
1) O trinta e seis
Os participantes tentarão aproximar o máximo que puderem do número 36.
Idade; a partir de 8 anos
Tempo aproximado: 5 minutos
Participantes: dois ou mais
Material: um dado e um copo
Dificuldade: baixa
1. Lançam-se dados para decidir quem será o primeiro a jogar. Este pega o dado e o copo, e inicia a partida.
2. Em sua vez, o participante pode lançar quantas vezes desejar. A cada jogada, soma a sua pontuação o número marcado pelo dado.
3. O objetivo do jogo é obter a pontuação mais próxima de 36.
4. Se um participante passar de 36 com uma jogada, será eliminado do jogo. Ao final da partida ganhará quem se aproximou mais ou conseguiu os 36 pontos.
2) Cuidado: Armadilhas
Trata-se de uma atividade de orientação na qual será necessária cautela e seguir ao pé da letra as indicações do líder.
Idade: a partir de 4 anos
Tempo aproximado: 10 minutos
Material: uma venda para os olhos e dez embalagens de iogurte vazia
Dificuldade: baixa
- Os participantes dividem-se formando duplas. Um será o guia e o outro o “gato cego”. Depois invertem os papéis.
- Pelo chão, são distribuídas as embalagens de iogurte viradas com a boca para baixo, de modo que não fiquem muito dispersas. Se for necessário, acrescentam-se mais outras embalagens de iogurtes.
- O “gato cego” fica num extremo da sala, olha bem a posição dos copos de iogurtes que representam armadilhas. Em seguida, seus olhos são vendados.
- O “gato cego” deverá atravessar a sala com os olhos vendados seguindo as indicações do seu guia, sem tropeçar em nenhuma embalagem de iogurte.
3) O rabo da vaca
É necessário um bom sentido de orientação para colocar, com os olhos fechados, o rabo na vaca.
Idade: a partir de 7 anos
Tempo aproximado: 10 minutos
Participantes: 5 ou mais
Material: uma venda para os olhos, cartolina, caneta, um pedaço de corda e fita adesiva.
Dificuldade: baixa
1. Faz-se uma vaca sem rabo que deverá ser fixada na parede. O rabo é feito separadamente e é colocada fita adesiva na ponta.
2. Em seguida, um jogador é escolhido. Com os olhos vendados, ele será movimentado em sentido horário, várias vezes e deverá colocar o rabo na vaca no local correto seguindo as instruções que os companheiros vão dando.
3. O jogador não pode tocar no desenho antes de fixar o rabo. Quando decidir onde tem que colocar, estende o braço e o coloca. Os mais estranhos resultados divertem muito os espectadores.
4) Mamãe galinha
Jogo às cegas em que os pintinhos terão que encontrar sua mamãe galinha para se esconderem embaixo de suas asas.
Idade: a partir de 7 anos
Tempo aproximado: 10 minutos
Participantes: 6 ou mais
Material: uma venda para os olhos de cada participante
Dificuldade: média
1. Cada um dos jogadores recebe um papel dobrado e o lêem sem mostrar aos demais. O que receber um papel com um (x) será a mamãe galinha durante a partida e os outros serão os pintinhos.
2. Uma vez que cada um sabe qual é o seu papel, todos deverão estar com os olhos vendados para começar o jogo. Os jogadores caminham pela sala. Quando dois jogadores se encontram, um diz ao outro em voz baixa. “piu-piu” ou” coc-coc.
3. Os pintinhos sempre dizem: “piu-piu” e a mamãe galinha diz “coc-coc”. Quando dois pintinhos se encontram, dizem suas duas palavras e se separam. Quando o pintinho encontra a mamãe galinha fica com ela se agarra a sua cintura.
4. O pintinho não pode separar-se da mamãe galinha, uma vez que a tenha encontrado. O jogo continua até que a mamãe galinha consiga reunir todos os pintinhos ao seu redor.
A brinquedoteca disponibilizará de um acervo diversificado de livros didáticos e de Literatura Infantil, bem como de CDs, DVDs e fitas para atividades pedagógicas lúdicas. Como uma forma de incentivo à leitura, construímos uma biblioteca móvel feita com material cami, de cor chamativa, para que as crianças através da literatura se transportem a um mundo de sensações e emoções com diversas dicas de livros interessantes, selecionados com carinho, para que façam de suas leituras, agradáveis horas de lazer.
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