As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Olá Pessoal!

Achei interessante esse texto da Pró Are do blog Mundo encantado da Tecnologia, espero que gostem também, principalmente do Roteiro de Aula, achei legal!

Formação Continuada

pionoquipic_26          A tecnologia é algo que veio a facilitar a vida das pessoas, tudo na nossa vida passou por uma evolução, a educação conseqüentemente também. O aluno espera um professor mediador do conhecimento, não apenas aquele que vai para frente apenas falando a matéria, fazendo esquemas em um quadro, o aluno espera muito mais… Alguém que esteja falando a sua linguagem, enfatizando o diálogo, o questionamento, a discussão tornando esse aluno participante da aula não apenas ouvinte.
            Novas formas de ensinar e de aprender é a questão, tudo que passamos para o aluno são conhecimentos provisórios as descobertas são freqüentes e devemos passar isso, que o mundo vive em constantes mudanças o que sabemos de atual hoje, amanhã ou depois não será, motivando a ter um aluno com pesquisador. A tecnologia esta presente em tudo, aplicando os recursos tecnológicos conseguimos confirmar pesquisas, acontecimentos, contribuir na medicina, na educação, na sociedade.
            Acredito que o computador é uma ferramenta nas mãos do professor, que veio não para dificultar, mas para contribuir como se tornar um professor mais cativante, criativo, inovador, atualizado independente de sua idade ou tempo de educador, tornando as aulas mais dinâmicas e fascinantes. Mas o computador somente não faz nada se não tiver alguém por traz de tal recurso.
             A escola não deve apenas investir na tecnologia de informática, mas de pessoas capazes de estarem se informando, atualizando, buscando um profissional aberto a mudanças na forma de ensinar, fazendo de suas aulas momentos de aprendizagens reais e significativas.


Roteiro de Aulacomput

Informática Educativa
Conhecimentos: Formas, cores, numeros, motricidade com mouse, raciocinio rapido e memorizaçao.
Série: Educaçao Infantil
Conteúdos: formas geométricas, cores, coordenação motora, concentração, sequência numérica e memorização.
Metodologia: Laboratório de informática, data show.
www.portaleducacional.com.br -> Educação Infantil -> Bichos da Floresta -> JOGOS
Atividades:
- Brincando com as formas;
- Brincando na fazenda;
- Complete os números;
- Formando Figuras;
- Engarrafamento.
Avaliação: Acompanhamento individual do aluno durante a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário