As cem linguagens da Criança

A criança é feita
A
criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A
criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a
criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)

Educar é Tudo!

Olá Pessoal,

Estou postando alguns slides construídos e apresentados ao longo do curso. Os slides podem ser vistos a seguir, caso vocês tenham algum em seus arquivos favor postar, Beijos a todas!!!

Apresentação slide Fundamentos e Didática da Matemática I

Apresentação Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica IV

Apresentação Trabalho Estudos da Sociedade na Educação Infantil

Seminário Pesquisa e Prática Pedagógica I

domingo, 18 de setembro de 2011

Como ideal de uma educação pública e democrática, a
proposta de educação integral, presente na legislação educacional
brasileira, compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões
e como ser de direitos. Partindo deste entendimento, a secretaria
de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade ( Secad)
incorporou em seus desafios a promoção da Educação Integral, e,
com ela. A perspectiva de ampliar tempos, espaços, atores envolvidos
no processo e oportunidades educativos em benefício da melhoria
da qualidade da educação dos milhares de alunos brasileiros. Desse
ideal constitui-se o Programa Mais educação como estratégia do
governo federal para a promoção da educação integral no Brasil
contemporâneo.
A educação que este Programa quer evidenciar é uma
e d u c a ç ã o   q u e   b u s q u e   s u p e r a r   o   p ro ce s s o   d e   e s co l a r  i z a ç ã o
tão centrado na figura da escola. A escola, de fato, é o lugar de
aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na
sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa.
Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas
da comunidade, conhecimentos... é tentar construir uma educação
que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma
aprendizagem significativa e cidadã.








http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf

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